00:00
21° | Nublado

Por que o queijo é o queridinho na alimentação dos brasileiros?

Foto: Reprodução/|Internet

Publicado em 20/01/2022

Quem não gosta de um bom queijo no café da manhã, no lanche da tarde ou em pratos especiais? Gorgonzola, parmesão, colonial, brie, gouda, muçarela, branco, frescal e tantos outros. Com toda a variedade existente e por agradar tantos paladares, a iguaria ganhou um dia especial: 20 de janeiro, quando é celebrado o Dia Nacional do Queijo.

O queijo tem reputação ancestral, seja pela sua qualidade na produção, quanto pela diversidade. Somente na França, estima-se que existam mais de 400 tipos. Mas, no Brasil, o queijo também é cultuado, com destaque para as produções mineiras da Serra da Canastra, da Serra do Salitre e do Cerro, que possuem selo de Indicação de Procedência (I.P).

Em setembro do ano passado, os queijos brasileiros conquistaram 57 medalhas, sendo cinco super ouros, o mais alto prêmio, da competição mundial de queijos MondialduFromage et desProduitsLaitiers de Tours, na França. A próxima edição do evento será em Minas Gerais, neste ano.

Consumo moderado para mais saúde

Incluir queijos na alimentação também traz benefícios à saúde, desde que consumidos com moderação, alertam os nutricionistas. Queijos brancos, como a ricota, minas e o de búfala, possuem baixo teor de gordura e colesterol. Já os amarelos, como o prato, provolone e parmesão, são mais gordurosos.

Com texturas e sabores diferentes, os queijos possuem vitaminas e minerais importantes para a saúde, como o cálcio, o fósforo e o magnésio, além de conter proteínas. O alimento também oferece vitaminas A e B, que surgem a partir da fabricação, quando é retirada parte da água e concentram-se os componentes sólidos do leite. Consumir de uma a duas fatias por dia já é o suficiente para obter os benefícios.

Para casos de intolerância à lactose ou à proteína encontrada no leite, a caseína, também já existem tipos de queijos específicos para esse público no mercado.

Fonte: Fort Atacadista

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!