00:00
21° | Nublado

Delícias pelo caminho da Borgonha....


Publicado em 04/06/2013

Seguindo pelos caminhos da viagem à França, vamos agora até Beaune, capital do vinho da Borgonha.

No roteiro pré-estabelecido, mudei o rumo algumas vezes, mas um deles eu não abri mão, conhecer o restaurante Loiseau des Vignes.

Muitos de vocês talvez não conheçam a história de Bernard Loiseau, chef francês que cometeu suicídio em 2003, aos 52 anos.

O famoso chef francês deu seus primeiros passos na gastronomia com os irmãos Troisgros e depois seguiu sua carreira solo, tornando-se uma referência na França.

Seu restaurante La Côte d’Or, no Relais Bernard Loiseau, em Saulieu, também na Borgonha, foi agraciado com 3 estrelas do Guia Michelin em 1991. Alta distinção da gastronomia europeia e privilégio para poucos chefs.

Responsável por uma cozinha primorosa, conquistou sucesso e fama nas décadas de 1980 e 90. Com um restaurante na Borgonha e dois em Paris, seu nome era referência em alta gastronomia. Mas, em 2003, com os rumores de que talvez perdesse uma de suas estrelas no guia, não suportou a ideia e cometeu o suicídio.

A estrela não foi perdida e, felizmente, apesar deste doloroso desfecho, a era Loiseau não acabou aí.

Sua mulher, Dominique, assumiu a administração dos restaurantes e com uma equipe comandada pelo chef executivo Patrick Bertron reuniu forças para perpetuar a obra do marido. Além de dar sequencia na história dos três restaurantes, partiu para a realização de um sonho dele, abrir um restaurante em Beaune.

Então, em julho de 2007, foi inaugurado o Loiseau desVignes, que em 2010 recebeu sua primeira estrela no Guia Michelin.

E eu estive lá. Num sábado pela manhã passeei pelo centro da cidade e depois fui lá para almoçar. O restaurante é um charme só. Tudo impecável. A recepção, o atendimento e, sem palavras, a gastronomia.

Optei pelo “Menu Déjeuner”, com um cardápio de dar água na boca, saboreei e apreciei minuto a minuto daquele almoço. Com as dicas do sommelier, harmonizei cada prato com uma uma especial seleção de vinhos servidos em taça. Além de uma carta de vinhos com os melhores da Borgonha, a casa tem uma seleção de 70 rótulos para degustar em taça. Um luxo!

Realmente imperdível, um passeio entre aromas e sabores, um almoço inesquecível!

Segue abaixo o cardápio do dia para vocês se deliciarem com os olhos e a imaginação.

Deixo esta dica em Beaune e eu, com certeza, na próxima ida a Paris, irei conhecer o Tante Marguerite e o Tante Louise. E se um dia voltar à Borgonha, não deixarei de visitar o Relais Bernard Loiseau, onde tudo começou.

Um forte abraço e até o mês que vem!


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?