00:00
21° | Nublado

Começa na Capital o maior concurso de botecos do Brasil
Evento elegerá o melhor buteco do país

Costela da Ilha, do Ara Beach Bar (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 06/04/2023

Está de volta à Grande Florianópolis o maior concurso de botecos do Brasil, o Comida di Buteco. Até o dia 30 de abril, é possível visitar os bares, experimentar os petiscos e votar no melhor estabelecimento. No circuito de Florianópolis, 26 bares participam do concurso.

Os pratos concorrentes têm preço tabelado de R$30 em todos os estabelecimentos. O concurso é uma forma de reforçar a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois, afinal, a vida é feita de buteco!

O tema da edição de 2023 é "Ervas e Especiarias", que remonta aos primórdios da história da humanidade e caminhos da culinária ao redor do mundo. A escolha se deve ao fato desses elementos serem utilizados nas cozinhas de todo o país, permitindo apropriações regionais e ampla variedade, onde os butecos podem explorar e abusar da criatividade.

Evento simultãneo

O concurso ocorre em 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil, com mil butecos participantes. Em sua sexta edição na Grande Florianópolis, com bares participantes da capital, São José e Palhoça, o concurso também está presente pela primeira vez em Joinville e Blumenau, além das cidades paranaenses de Londrina e Maringá.

Festival da família tem diversão para a criançada nesta Páscoa

O Comida di Buteco é um concurso, e não um festival, elegendo o Melhor Buteco de cada circuito, e não o melhor petisco. O público e os jurados visitam os estabelecimentos para avaliar quatro categorias: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Cada item tem um peso diferente nas notas, o petisco corresponde a 70% e as demais categorias 10% cada uma. A cada edição, a lista de butecos participantes altera 20% de sua base, gerando renovação e acirrando a competitividade.


Curta-metragem, petisco do Tonho Boteco 

 


Tulipinha Invertida, do Bar do Noel

 

Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é local, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco Do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho, em uma cerimônia especial. 

Para conhecer os estabelecimentos participantes, clique AQUI.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br