00:00
21° | Nublado

As mil e uma faces do espumante
Bebida pode ser apreciada de diferentes formas e combina com ocasiões que vão além das festas e comemorações

Por conta da acidez na medida certa presente na bebida, o espumante acaba sendo uma bebida versátil que pode ser consumido tanto com um acompanhamento ou solo, e combina com pratos leves ou até aqueles mais produzidos (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 13/04/2023

Apesar de ser uma bebida que possui uma forte ligação com festas e eventos, o espumante combina perfeitamente com outras ocasiões mais descontraídas, e tem sido visto com cada vez mais frequência em diferentes locais

Já é tradição em qualquer comemoração o momento de brindar com um espumante para celebrar uma conquista, uma vitória ou a realização de um sonho. Mas a história dessa bebida onipresente em qualquer festa e evento começou há muitos anos, na França, no século XVII, na região de Champagne.

A região já produzia vinhos tranquilos. Nesse período, os vinhos eram comercializados em tonéis, e por conta disso, tinham uma tendência efervescente, o que dificultava na hora de transportar para lugares mais distantes e na conservação. Sendo assim, em 1680, com a criação das garrafas pelos ingleses, ficou mais fácil comercializar o vinho.

Porém, os vinhos da Champagne passavam por uma segunda fermentação na garrafa, pressurizando e fazendo com que as rolhas fossem arremessadas para bem longe, além de explodir as garrafas. O monge benedito Don Pérignon era quem cuidava dos vinhos, e teve uma ideia para solucionar o problema: reforçar as garrafas. Dizem que quando ele abriu uma garrafa arrolhada ele ficou tão impressionado com a espuma da bebida que disse que estava bebendo estrelas. “No começo o espumante era uma bebida muito doce, que desagradava até alguns ingleses, os principais consumidores na época, então ocorreram algumas mudanças na produção e a criação da denominação brut, além de uma alteração na temperatura de armazenamento”, explica o enólogo Ricardo Henriques.


Começa na Capital o maior concurso de botecos do Brasil
 

O método de produção de espumante ficou conhecido como Champenoise, e ficou famoso no mundo inteiro. No século XIX, a bebida ganhou o status que ela possui até hoje e se tornou um símbolo de elegância. “A diferença entre o champagne e o espumante é apenas o local de produção, já que o champagne é produzido apenas na região de Champagne, na França”, pontua Henriques. No Brasil, a produção de espumantes começou em 1913, no Rio Grande do Sul. Apesar de ser uma bebida que possui uma forte ligação com festas e eventos, o espumante combina perfeitamente com outras ocasiões mais descontraídas, e tem sido visto com cada vez mais frequência em diferentes locais.

Por conta da acidez na medida certa presente na bebida, o espumante acaba sendo uma bebida versátil que pode ser consumido tanto com um acompanhamento ou solo, e combina com pratos leves ou até aqueles mais produzidos. “Como ele tem um teor alcoólico moderado, é leve no paladar, tem um perfil frutado e é servido gelado, é uma bebida apreciada por consumidores de diferentes idades e gostos por ser de fácil aceitação”, ressalta Henriques. O espumante brut é o coringa se a ideia é uma bebida para harmonizar com diferentes pratos. Já o demi-sec combina com aperitivos, enquanto que o espumante doce harmoniza com frutas e chocolates.

O ano inteiro

Apesar de também ser uma bebida que está sempre relacionada com o verão por ser servida em temperaturas baixas, o espumante também pode ser apreciado nos dias mais frios. Nesse caso, o ideal é optar por espumantes mais encorpados. E para quem não abre mão de saborear a bebida extremamente gelada no verão, uma técnica que pode parecer improvável para alguns pode ajudar a manter a bebida fria, que é colocar gelo na taça do espumante. “Essa técnica se tornou tendência no verão na Europa, porém, para colocar gelo na taça do espumante, é necessário que seja um vinho com sabor mais intenso, para evitar que ele fique muito aguado”, diz Henriques.

A taça ideal

A taça mais indicada para apreciar um espumante e que conserva as bolhas presentes na bebida é a taça tipo flauta, que é mais alongada e com a boca estreita. A haste da taça deve ter um comprimento que seja possível segurar o copo através dela para evitar que a bebida esquente. E a tradição de sacudir o espumante antes de abri-lo não é indicada, já que isso pode prejudicar o sabor da bebida, além de perder parte do líquido que está na garrafa. “Seja na praia com os amigos ou então sozinho em casa assistindo um filme, o fato é que o consumo de espumante não deve ser apenas em grandes comemorações, pois é uma bebida que pode ser apreciada de diferentes formas e combina com diversas ocasiões”, finaliza Henriques.

Fonte: Vinícola Rio Sol

Da redação
 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br

Começa na Capital o maior concurso de botecos do Brasil