00:00
21° | Nublado

A champagne preferida de Madonna

Deutz Champagne (Fotos: Divulgação) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 20/08/2021

Em um e-mail recebido diretamente da França, da região de Champagne, cidade de Epernay, a Deutz, chapanhe preferida da cantora Madonna, nos traz as boas notícias da colheita deste ano. Pelo que foi informado, fica o convite para a ida à Maison Deutz, a qual visitei em março de 2013.

Confira:

A Deutz Champagne House gosta de dar tempo ao seu feitiço e só realiza as primeiras avaliações dos seus vinhos quando estes foram deixados em repouso por um longo período após as fermentações alcoólica e malolática, que geralmente ocorrem em meados de janeiro.

Várias semanas de degustação e mistura são necessárias antes que possamos confirmar nossas decisões finais. Graças à excepcional qualidade da fruta que esta vindima nos proporcionou, além da cuidadosa classificação e seleção que se seguiram, a Deutz tem o prazer de anunciar que foi capaz de produzir toda a gama de seus champanhes este ano.

Com extremo cuidado e sem compromisso, tínhamos aperfeiçoado a Deutz Brut Classic, que é um componente fundamental de nossa variedade. Foram realizadas as degustações de vinhos repousados e vinhos de reserva (em mais de 150 lotes vinificados separadamente), sob o olhar atento de nosso presidente Fabrice Rosset, e com a expertise de nossa enóloga mestre e seus assistentes. Conseguimos então criar toda a gama de champanhes vintage este ano: o Brut Vintage, Brut Vintage Rosé, Blanc de Blancs, Homenagem a William Deutz (Côte Glacière e Meurtet), William Deutz, Amour de Deutz e Amour de Deutz rosé. 

“Mesmo que tenhamos levado várias semanas para ajustar as misturas, nós conseguimos alcançar o estilo exato de vinho que estávamos procurando para em cada um dos nossos champanhes ”, afirma Fabrice Rosset. “As provas de vinhos repousados confirmaram a qualidade excepcional que vimos na altura da vindima”, acrescenta Michel Davesne. Os champanhes “prestigie” são uma raridade e apenas produzidos pela Champagne House nas mais destacadas safras.

O equivalente à cerca de 2,3 milhões de garrafas foram engarrafadas este ano. O baixo volume foi resultado das decisões tomadas em termos de produtividade para a safra de 2020. O engarrafamento começou em 3 de maio de 2021 e foi concluído em 9 de julho.

A mágica etapa do “prêmio de mousse” (a segunda fermentação na garrafa) acontecerá nas três ou quatro semanas que se seguem. Os vinhos serão então deixados em contato com suas borras por um período de tempo para atingir o nível desejado de maturidade e expressão do estilo de assinatura Deutz.

Nossos períodos de envelhecimento vão muito além dos impostos pela denominação, com cerca de 3 anos de descanso para um champanhe Deutz não vintage (Deutz Brut Classic e Deutz Brut Rosé) e 4, 5 ou mesmo 6 anos para o Brut Vintage, Rosé Vintage e Blanc de Blancs 2020. Os “grands cuvées” da safra 2020 (William Deutz, Amour de Deutz e Amour de Deutz Rosé) vão passar por 8 a 10 anos de envelhecimento.

Por Hermann Byron Neto

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp