00:00
21° | Nublado

A amizade que produz belos rótulos
Unidos pelo amor ao vinho, dois amigos – um engenheiro civil e um publicitário – criam vinícola para engarrafar histórias de lugares

Janquiel Mesturini e Lúcio Salvadori Possebon em dia de colheita no Vinhedo do Capo, em Carlos Barbosa (Fotos: Divulgação Vinícola Lugares) **Clique para ampliar

Publicado em 19/10/2023

A vida é feita de encontros. Foi o que aconteceu com Lúcio Salvadori Possebon e Janquiel Mesturini que, de parceiros de trabalho, evoluíram para uma grande amizade, fortalecida pela paixão que ambos têm pela cultura do vinho. Compartilhando de um mesmo sonho, eles resolveram botar a mão na terra para engarrafar histórias de lugares que de alguma forma fazem parte de suas vidas.

O Grande Encontro, primeiro rótulo da recém criada Vinícola Lugares, chega num lote de apenas 2.666 garrafas. No estilo dos emblemáticos Amarones, o corte entrega um apassitado de cinco safras – 2006, 2011, 2012, 2013 e 2022 – com microvinificações de Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc cultivadas no Vinhedo Villa Bari, em Porto Alegre (RS).

Para tocar o projeto a dupla foi buscar respaldo junto ao reconhecido enólogo Alejandro Cardozo, eleito Enólogo do Ano 2021, e ao engenheiro agrônomo Silvano Michelon, que desde a Safra 2023 acompanha de perto os vinhedos onde a Lugares já está atuando. Com o Grande Encontro, Possebon e Mesturini querem reunir amigos em torno de uma taça de vinho, levando outras pessoas a fazer o mesmo. “Queremos que a Lugares seja conhecida como a vinícola brasileira do apassitado”, aspira Mesturini.

A história do vinho começou em 2006, quando o entusiasta Luiz Barrichelo, dono da Villa Bari, ainda vinificava na capital gaúcha. Hoje, o brasileiro mantém vinícolas nas regiões da Toscana (Itália) e de Mendoza (Argentina). Com acordos de longo prazo, os três garantiram que os 6 hectares de vinhedos existentes na propriedade de 22 hectares, tivessem continuidade. Empolgado com o rumo que o projeto vem ganhando, Possebon mira o futuro. “Abrir uma garrafa e degustar um vinho é apaixonante, mas esta é uma cultura que vai além. Todo cuidado, trabalho e tempo empregados geram algo incrível, único. Estamos aprendendo a fazer e a transformar, e vamos avançar”.

Sabores da cozinha: Jantar Real para um Rei

As uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, cultivadas em espaldeira ancoradas por pilares de granito rosa, esculpidos por artesãos locais, foram colhidas e selecionadas manualmente, sendo colocadas em uma estufa da propriedade para desidratar, de 30 a 100 dias, dependendo da safra. Neste período, as uvas chegam a perder 40% da umidade. Com menos líquido, os açúcares ficam mais concentrados, gerando vinhos mais doces e alcoólicos. O processo de apassimento (passificação) foi realizado em equipamento exclusivamente desenvolvido por Barrichelo para esta finalidade, sendo redescoberto por Possebon e Mesturini. Desde a primeira safra (2006), o vinho, ainda mosto, foi para botes de carvalho da Eslavônia (Croácia), com capacidade de 1.000 litros cada, armazenados em Monte Belo do Sul. Este carvalho é especialmente usado na elaboração dos emblemáticos Amarones. A cada nova safra, novos cortes foram feitos e o blend final, com o vinho de 2022, foi feito em fevereiro deste ano. O vinho foi engarrafado em setembro de 2023.

A Vinícola Lugares é uma boutique de vinhos criada em Bento Gonçalves (RS) para redescobrir terroirs brasileiros e elaborar micro lotes cheios de personalidade e grandes histórias. Hoje, conta com o Vinhedo Villa Bari, em Porto Alegre, e com o Vinhedo do Capo, em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, de onde ainda este ano serão lançados micro lotes de três varietais tintos. Possebon e Mesturini se dedicam a buscar novos lugares, novas fronteiras e expressões de vinhos. 

Da redação

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045