00:00
21° | Nublado

Vacina contra a pneumonia pneumocócica. O que você precisa saber!

Foto: Reprodução

Publicado em 22/10/2021

O pneumococo é a principal causa de pneumonia comunitária adquirida, e resulta em considerável morbidade e mortalidade entre adultos mais velhos. Muitos países recomendam a vacina pneumocócica 23-valente para idosos, com a finalidade de prevenir doenças pneumocócicas, desde o início dos anos 1980.

Embora a vacina pneumo 23 tenha demonstrado reduzir significativamente a pneumonia pneumocócica em adultos mais velhos, a eficácia protetora da vacina pneumocócica 23-valente contra a pneumonia comunitária adquirida pneumocócica, vem sendo discutida e mostrando resultados controversos.

Por outro lado, o estudo CAPiTA mostrou que a vacina pneumocócica 13-valente teve significativas eficácias de 45,6% contra a pneumonia pneumocócica pelo sorotipo PCV13 e 30,4% contra a pneumonia pneumocócica independentemente do sorotipo. Baseado na eficácia confirmada e na segurança da vacina pneumo 13, através do resultado do estudo CAPiTA, uma vacinação sequencial pneumo 13 seguida pela pneumo 23, tem sido rotineiramente recomendada para todos os adultos com idade acima de 65 anos desde 2014 nos Estados Unidos.

Foi publicado na revista The Journal of Infectious Diseases neste mês de setembro de 2021, um estudo realizado na Coreia do Sul, que avaliou a efetividade da vacinação contra a pneumonia pneumocócica em adultos mais velhos.

Apesar do uso da vacina pneumocócica conjugada 13-valente e da vacina polissacarídeo pneumocócica 23-valente na última década, a incidência da pneumonia pneumocócica ainda é alta no mundo todo. Os autores do estudo avaliaram a eficácia da vacina pneumo 13, da vacina pneumo 23 e da vacinação sequencial contra a pneumonia pneumocócica em adultos mais velhos.

O estudo foi multicêntrico prospectivo e avaliou adultos com idade maior do que 65 anos, hospitalizados com pneumonia comunitária adquirida entre setembro de 2015 e agosto de 2017. De 1525 casos com hospitalização por pneumonia comunitária adquirida, 167 (11, 0%) foram identificados como sendo pneumonia pneumocócica. Nos adultos com mais de 65 anos de idade, a eficácia ajustada da vacina contra a pneumonia comunitária pneumocócica adquirida foi estatisticamente insignificante: 40,0% para a pneumo 13 e 11, 0% para a pneumo 23. Contudo, no subgrupo mais jovem (idade de 65 a 74 anos), a vacinação sequencial mostrou a mais alta eficácia ajustada da vacina (80,3%), seguida pela dose única da pneumo 13 com eficácia de 66,4% e da dose única da pneumo 23 com eficácia de 18,5%.

Considerando os resultados de vários estudos recentes, a recomendação atual é a de se fazer a vacinação sequencial para adultos acima de 65 anos de idade, com a vacina pneumocócica 13-valente seguida da vacina pneumocócica 23-valente, por ter sido esta estratégia a que mostrou a melhor eficácia contra a pneumonia comunitária adquirida pelo pneumococo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatasApp!


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?