00:00
21° | Nublado

De 2020 a 2022: Confira os dados epidemiológicos da covid-19

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 25/02/2022

O médico John Burn-Murdoc fez uma comparação de dados epidemiológicos colhidos na Inglaterra, da covid-19 e da gripe comum causada pelo vírus Influenza, e postou no Twitter, recentemente.

Ele analisa dados sobre o comportamento epidemiológico da covid-19 em meados de 2020, quando ainda não existiam as vacinas, e dados epidemiológicos do início de 2022, quando praticamente toda a população da Inglaterra já havia sido completamente vacinada. Ele faz também uma comparação entre a covid-19 e a gripe comum em meados de 2020 e no início do ano 2022.

Olhando os dados de uma forma global, pode-se concluir que a taxa de letalidade da covid-19 antes das vacinas era significativamente maior do que a letalidade da gripe comum. Além disso, já é sabido que o grau de transmissibilidade da covid-19 também é significativamente maior do que o da gripe comum. 

O gráfico da figura 1 (no celular, clique na imagem para abrir) mostra dados epidemiológicos de meados de 2020. Neste gráfico é possível observar que a taxa de letalidade da covid-19 é igual à da gripe comum na faixa etária até 20 anos de idade.

A partir daí ela começa a aumentar. Na faixa etária de 30 anos de idade, a covid-19 já mostra uma taxa de letalidade 2,9 vezes maior do que a gripe comum. Em faixas etárias mais avançadas, essa diferença vai progressivamente aumentando. A partir dos 60 anos de idade a covid-19 tem uma taxa de letalidade 13,5 vezes maior do que a gripe comum. E isso se deve, principalmente, ao fato de as pessoas não possuírem anticorpos ao entrarem em contato pela primeira vez com um vírus selvagem, que é o coronavírus.

O gráfico da figura 2 (no celular, clique na imagem para abrir) mostra dados epidemiológicos do início do ano 2022. Nesta época, os ingleses, na sua grande maioria, já estavam completamente vacinados. Levando em conta este fato e também um outro fato que tem demonstrado uma virulência aparentemente menor da variante Ômicron, que é a que tem atingido a população neste início de 2022. Este gráfico nos mostra uma redução acentuada da diferença de letalidade entre a covid-19 e a gripe comum.

 

Mas, ainda assim, é possível observar que, nos indivíduos acima de 50 anos de idade, a covid-19 tem uma taxa de letalidade 2 vezes maior do que a gripe comum. Dá para concluir que as vacinas mudaram muito o cenário da covid-19, causando uma grande redução na taxa de letalidade, mas ainda continua sendo uma infecção mais grave do que a gripe comum.

 


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?