00:00
21° | Nublado

Tremor nas pálpebras: você sabe o que é?
Mioquimia Facial causa preocupação. Saiba o que diz especialista

A musculatura das pálpebras é altamente recrutada ao longo do dia, porque ficamos de olhos abertos a maior parte do tempo. Com isso, ela é muito sensível à fadiga (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 04/08/2023

Vivemos em um tempo de muita informação, no qual tudo é urgente, e fica muito difícil controlar o estresse físico e emocional. Um dos problemas que são mais comuns do que imaginamos são os tremores nos olhos. E quando esse sinal começa, as vezes até por semanas antes de desaparecer, muitas pessoas ficam assustadas e pensam até que estão tendo um infarto ou derrame.

Segundo a médica psiquiatra Maria Fernanda Caliani, especialista em terapia cognitivo-comportamental, no geral não é nada grave. “Esse tremor palpebral se chama Mioquimia Facial. A musculatura das pálpebras é altamente recrutada ao longo do dia, porque ficamos de olhos abertos a maior parte do tempo. Com isso, ela é muito sensível à fadiga, fazendo com que ela trema", destaca.

A médica explica ainda que os tremores palpebrais podem ocorrer em qualquer fase da nossa vida, simplesmente por conta do cansaço dessa musculatura. Mas alguns fatores facilitam e podem estar por trás do seu problema.

Reflexão: Velha(o) sim, com orgulho, por dra. Amanda Lima

Entenda:

Sono - dormir menos que 7 horas por noite não é nada saudável. Dormir pouco aumenta a chance até de morte, pois aumenta risco de câncer, AVC, infarto e etc. E, se você sofre com a insônia, busque ajuda médica.

Estresse – ele está por trás de muitos problemas como ansiedade, preocupação, angústia, agitação e as pessoas estressadas têm mais chance de ter o tremor palpebral. Se a ansiedade está atrapalhando sua qualidade de vida, busque ajuda médica.

Excesso de cafeína - para você ter ideia, um expresso tem em média 80mg de cafeína e um café coado 50 mg. É considerado excesso o consumo maior que 250-300 mg ao dia. Se você consome muita cafeína - não precisa zerar, mas reduza.

“Esses são os principais fatores. Mas muito tempo na frente do computador, TV e celular pode também ser um fator envolvido. Reduzir o tempo de tela e utilizar fontes maiores e luminosidade da tela mais confortável pode ser útil”, ressalta Dra. Maria Fernanda.

Mas a psiquiatra alerta que se a contração do músculo for forte a ponto de fazer o olho se fechar, ou seja, induzir a piscadas involuntárias ( ou se junto com o tremor na pálpebra ocorre alguma contração da musculatura do rosto do mesmo lado), a pessoa pode estar com Blefaroespasmo e o Espasmohemifacial, que precisam ser investigadas. 

Da redação

 

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp