00:00
21° | Nublado

Treino no inverno: 3 motivos para você fugir da preguiça
Muitas pessoas “fogem” das academias quando as temperaturas caem, mas é importante manter a constância, mesmo que seja mais difícil deixar o conforto de casa na época mais frio do ano

De acordo com estudo recente, o sedentarismo aumenta 500% o risco de mortalidade relacionada a todas as causas, em comparação com pessoas ativas (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 21/07/2023

Treinar no inverno é um desafio para grande parte das pessoas, afinal, é comum associar as baixas temperaturas com preguiça, cobertor e dormir até mais tarde. No entanto, de acordo com estudo recente feito pela Cleveland Clinic, o sedentarismo aumenta 500% o risco de mortalidade relacionada a todas as causas, em comparação com pessoas ativas. Ainda segundo a pesquisa, ser sedentário pode ser mais prejudicial do que fumar, ter doenças cardíacas e até mesmo diabetes.

O educador físico José Corbini comenta que, de fato, as pessoas costumam ficar mais desmotivadas durante o inverno, tanto é que, nessa época do ano, é visível como as academias ficam menos cheias. “Mas é importante ter em mente que não adianta treinar somente no verão. Os exercícios podem sim ser intensificados na época do calor, mas tanto para resultados estéticos quanto para a melhora da saúde, a constância é essencial”, explica o profissional.

Além disso, são muitos os benefícios de treinar na época mais fria do ano, e é por isso que vale a pena deixar a preguiça de lado e manter-se ativo no inverno. Pensando nisso, Corbini listou alguns benefícios de treinar no frio:

Fortalecimento do sistema imunológico

Não é segredo para ninguém que, durante o inverno, estamos mais propensos a infecções respiratórias por conta da maior circulação de vírus, e esse já é um excelente motivo para que você não deixe sua rotina de lado no frio. “O exercício, quando praticado de forma regular, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e assim a pessoa fica mais resistente a essas doenças”, comenta Corbini.

Na coluna Lifestyle: A importância do foco, por Ceres Azevedo

Queimando mais calorias

Quando está frio, nosso corpo gasta mais energia para proteger-se de baixas temperaturas. Durante os exercícios, nosso corpo proporciona uma maior produção de calor. Essa combinação pode potencializar a queima de calorias, mas para ser algo notório, a temperatura tem que estar realmente baixa. “É claro que, quem tem uma dieta equilibrada associada ao treino irá conseguir alcançar seus objetivos, independentemente da estação do ano, mas o frio tem essa vantagem adicional”, explica o personal.

Endorfina

Para muitos, o frio pode ser desconfortável, causando até mesmo mau humor e estresse, e um dos melhores remédios para combater esses sintomas negativos é a endorfina - hormônio liberado pelo nosso organismo durante a prática de exercícios físicos, causando a sensação de bem-estar. “Ao praticar seus exercícios, você está proporcionando sua dose de endorfina, ajudando a combater o estresse, a ansiedade e melhorando o humor e o bem estar em geral”, finaliza o especialista.

Leia também: Clinica especializada em Florianópolis ajuda obesos a entrar em forma  

Fonte: Personal Virtual

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp