00:00
21° | Nublado

Sul e Sudeste concentram 70% dos diagnósticos de câncer
INCA projeta mais de 700 mil novos casos por ano no Brasil. Estilo de vida saudável é essencial para a prevenção da doença

A alimentação tem grande influência no surgimento da doença (Fotos: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 03/02/2023

A incidência de novos casos de câncer é crescente no Brasil e cerca de 70% deles estão concentrados no Sul e Sudeste. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 704 mil registros da doença devem ser feitos anualmente no triênio 2023-2025. Ou seja, mais de 2,1 milhões de brasileiros serão diagnosticados com algum tipo de câncer em três anos.

O câncer de pele não melanoma é o líder do ranking, com 31,3% de incidência. Na sequência estão o câncer de mama, próstata, cólon, reto, pulmão e estômago. Se considerado apenas o universo masculino, os tumores de próstata, cólon e reto somam cerca de 40% dos casos. Em mulheres, o câncer de mama lidera com 30,1%, seguido de cólon e reto (9,7%) e colo do útero (7%).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ainda que o câncer não tenha causa única, oito em cada dez casos são desencadeados por fatores externos: estilo de vida, hábitos, comportamentos e mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem. Apenas 20% estão relacionados a questões internas (hormônios, mutações genéticas e condições imunológicas).

Estilo de vida e alimentação

As projeções do INCA reforçam a importância do Dia Mundial do Câncer, neste sábado, 04 de fevereiro, para alertar sobre a adoção de hábitos de vida saudáveis como forma de prevenir a doença. De acordo com o nutricionista Jhonathan Andrade, a alimentação é, sim, responsável pela prevenção ou aceleração de alguns tipos de câncer e já existem inúmeros estudos comprovando essa relação.

“Mesmo sabendo que o câncer é multifatorial, os hábitos alimentares podem influenciar no surgimento da doença ou piorar o estado nutricional de pacientes que estão em tratamento”, diz ele.

O grande vilão, explica o especialista, são os excessos. “Alimentos ricos em gordura, açúcar, ultraprocessados, enlatados e embutidos devem ser evitados, assim como o álcool, o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade.”

8 costumes que podem causar frizz nos cabelos

Segundo Jhonathan, outros fatores têm relação com alguns tipos específicos de câncer. O consumo de bebidas e alimentos muito quentes, por exemplo, podem contribuir para o surgimento do câncer de esôfago, assim como a falta de fibras de frutas e verduras aumenta a predisposição ao câncer colorretal.

O segredo é um só: equilíbrio

A prevenção está no equilíbrio e em uma dieta calculada para as necessidades nutricionais de cada indivíduo.

“Frutas e verduras são preventivas. O licopeno, presente em alimentos vermelhos como tomate, melancia e goiaba, e os amarelos e alaranjados ricos em vitamina A como mamão, cenoura e laranjas, essas ricas também em vitamina C, incluindo acerola, caju e limão, possuem um efeito protetivo para o organismo. O mesmo vale para as folhas escuras e a beterraba, excelentes fontes de antioxidantes”, ensina o nutricionista.

Outro ponto de atenção é a ingestão de água. “A hidratação é um fator importante para a manutenção da saúde e, naturalmente, para a prevenção de doenças como o câncer”, lembra o  nutricionista.

De acordo com ele, a receita para manter a saúde é simples: consumir alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e leguminosas, reduzir os produtos ultraprocessados e o açúcar, respeitar a cultura alimentar local e incluir alimentos regionais no cardápio. Neste caso, vale a velha máxima de “descascar mais e desembalar menos”.

Para completar, finaliza Jhonatan, é necessário praticar atividade física regular, manter o peso adequado, evitar álcool e cigarros.

Fonte: O nutricionista Jhonathan Andrade é professor do curso de Nutrição do UniCuritiba

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br