00:00
21° | Nublado

Skin care: tudo sobre a tendência de autocuidado
O hábito diário de tirar um tempo para si melhora a relação com a própria imagem e traz sensação de relaxamento, além de contribuir para autoestima e saúde da pele

Produtos adequados para tipo de pele são essenciais (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 12/08/2023

Cuidar da saúde é essencial para o corpo e a mente e a limpeza da pele não fica de fora disso: tanto a do corpo quanto a do rosto, a pele saudável é aquela cujo cuidado é feito diariamente, evitando danos relacionados à exposição solar, temperaturas extremas e poluição durante o envelhecimento. 

Segundo a biomédica Catarina Novaes Sousa Bertani, a tendência de autocuidado, mais conhecida como skin care, é definida como cuidados com a pele, ou seja, zelos diários com a pele do rosto e do corpo com objetivo de manter o órgão saudável. “Este tratamento deve ser diário por um determinado tempo, por isso, trata-se de rotina, disciplina e organização.” 

Quais são os benefícios e malefícios? 

Para que o skin care seja efetivo, a primeira coisa que a pessoa dele saber é o seu tipo de pele:  

Normal: o sebo é produzido em quantidade suficiente para hidratar a pele sem deixá-la oleosa. Apresenta uma textura macia e possui poros menores e menos visíveis; 

Curiosidade: Saiba como funciona o cérebro de um pai

Oleosa: essa pele é mais predisposta a ter acnes, cravos e poros dilatados, já que o sebo é produzido além da quantidade necessária para hidratação, fazendo com que ela tenha um brilho excessivo; 

Seca: como o sebo é produzido em uma quantidade menor do que a necessária para hidratar a pele, ela não costuma ter brilho. É mais propensa à descamação e à vermelhidão, e seus poros são pequenos; 

Mista: esse é o tipo de pele mais comum entre os brasileiros. Enquanto a “zona T” (testa, nariz e queixo) é oleosa, outras regiões são mais secas. 

Sabendo o tipo de pele e produtos adequados os benefícios poderão ser:  

- Controlar acne e poros dilatados;
- Evitar o envelhecimento precoce;
- Acabar com a desidratação da pele;
- Minimizar a aparência de manchas e marcas de acne;
- Fazer um detox e eliminar impurezas.

“Vale ressaltar que o uso excessivo de produtos pode comprometer a pele, pois a camada mais externa é constituída de lipídios que tem a função de proteger o nosso corpo e quando utilizamos o produto de maneira errada pode ocasionar alergias, inflamações”, explica Catarina.  
 

Quais produtos são indicados e quais não podem faltar no skin care? 

Durante o dia: 

Use: protetor solar; 

Evite: sérum control skin e solução de ácido glicólico. 

Durante a noite: 

Use: água micelar e demaquilante para tirar maquiagem.  

Evite: protetor solar. 

Em relação ao horário e rotina de cuidado, a especialista explica que os dois períodos são importantes e cada produto utilizado com a determinada especificidade. Vale ressaltar que alguns itens devem ser evitados em alguns períodos. 

Passo a passo: 

Passo 1: limpeza; 

Passo 2: potencialização da limpeza; 

Passo 3: tratamento; 

Passo 4: hidratação; 

Passo 5: proteção solar. 

 

Posso fazer meu skin care e depois usar maquiagem? 

“Sim, dependendo do hidratante utilizado previamente, fará que a maquiagem tenha uma melhor adesão na pele, contribuindo no resultado.” 

Catarina Novaes Sousa Bertani finaliza dizendo que o que mais se destaca nesse tratamento é que o hábito diário do autocuidado melhora a relação com a própria imagem e sensação de relaxamento. “Esse procedimento prepara o indivíduo a um aumento na disposição nas atividades do dia a dia.” 

Da redação

 

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp