00:00
21° | Nublado

Seis mitos e fatos sobre uma pele saudável
Dermatologista explica sobre os hábitos que afetam a saúde da pele

A pele é o nosso maior órgão e algo que podemos notar logo de cara quando está saudável, afirma especialista (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 18/08/2023

Todo mundo quer uma pele saudável e radiante. Mas chegar lá pode depender mais da distinção de fatos e mitos do que de uma rotina de skincare, ou quanto gasta em produtos. Muitos conselhos sobre cuidados com a pele simplesmente não funcionam e alguns mitos sobre cuidados com a pele podem até causar danos.

“A pele é o nosso maior órgão e algo que podemos notar logo de cara quando está saudável. Como dermatologista, frequentemente ouço “fatos” enganosos que parecem ser teimosamente duradouros”, aponta Mayla Carbone, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

A especialista listou alguns fatos e mitos sobre cuidados com a pele que devem ser observados com atenção. Confira!

A pele renova-se constantemente

Fato. A pele fornece uma barreira dinâmica entre o ambiente interno do seu corpo e o mundo exterior. “Células chamadas queratinócitos na epiderme, ou seja, a camada externa da pele, estão constantemente se dividindo para produzir um suprimento de células que sobem por essa camada e se desprendem de sua superfície. A pele é uma rica fonte de células-tronco com capacidade de se dividir e se renovar”, explica Mayla.

Beber dois litros de água por dia para garantir uma pele saudável

Mito. A quantidade de água ingerida não afeta diretamente a pele. “A água é fornecida à pele pelo sangue que flui por meio da derme, a camada interna da pele. Ela se perde da epiderme, especialmente em um ambiente seco”, esclarece a dermatologista.

Autoconhecimento: As palavras que saem da sua boca te nutrem ou te envenenam?

A água é necessária para manter a hidratação da pele e, quando o paciente fica desidratado, a pele parece opaca e menos elástica. “Numa pessoa saudável, os órgãos internos, ou seja, rins, coração e vasos sanguíneos, controlam a quantidade de água que chega à pele. Não existe um volume fixo de água que você precisa beber, depende simplesmente das quantidades que você está ingerindo e perdendo”, diz.

O estresse pode tornar a pele insalubre

Fato. Existem muitos problemas de saúde na vida moderna que são atribuídos ao estresse. Alguns dos principais exemplos são a alopecia areata, uma condição autoimune que causa a queda do cabelo, a psoríase, outra condição autoimune que causa espessamento, descamação e inflamação da pele, e o eczema, coceira, inflamação da pele vermelha.

Comer chocolate causa acne

Mito. Mayla explica que a acne vulgar, a acne comum da “adolescência” que pode persistir até os 30 e 40 anos, ocorre como resultado da interação entre os efeitos hormonais nas glândulas de gordura da pele, além da resposta imune da pele a poros bloqueados e micróbios que vivem na pele. Ter uma dieta rica em gordura não é saudável por muitas razões, mas não causa acne.

Sabão em pó causa eczema

Mito. Eczema é uma condição em que a pele fica seca, com coceira e vermelha. É causada por uma combinação de fatores genéticos e efeitos ambientais, levando à inflamação. “Sabão, detergentes e sabão em pó podem irritar a pele e contribuir para o ressecamento porque removem a oleosidade da pele. Os detergentes em pó biológicos contêm enzimas que quebram as gorduras e outras proteínas para remover manchas e podem irritar a pele sensível, podendo piorar o eczema. É importante que qualquer tipo de produto usado na lavagem seja bem enxaguado da roupa antes de ser usada, para evitar irritação da pele”, afirma a especialista.

O sabonete antibacteriano é o melhor para manter a pele limpa

Mito. A pele normalmente tem bactérias e é impossível mantê-la completamente livre delas. “O sabonete antibacteriano não é necessário para o uso diário, pois a lavagem completa e consistente das mãos, e não o sabonete antibacteriano, é o que ajuda manter a pele limpa e assim, prevenir a propagação de qualquer possível infecção”, finaliza Carbone.

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp