00:00
21° | Nublado

Saiba como para guardar cobertores, edredons e mantas da forma correta
Especialista explica maneiras de evitar a condição

Especialista em cuidados têxteis explica que a limpeza e o armazenamento correto garantem não só uma boa aparência das peças, mas também uma boa saúde respiratória para as famílias, principalmente para quem sofre de alergias ou tem crises de rinite.(Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 08/09/2023

Com a chegada da primavera e o fim do inverno, os dias vão ficando mais quentes, tirando a necessidade das roupas de cama mais pesadas, como cobertores e edredons, na hora de dormir. Para armazenar tais peças até o ano seguinte, alguns truques podem auxiliar neste momento, visando sempre manter o aspecto de novo e aumentar a vida útil dos itens, além de arrumar da maneira correta para que ocupem menos espaço no dia a dia. Pensando nisso, a especialista em cuidados têxteis, Marinês Cassiano, elencou algumas dicas que auxiliam na organização e conservação dessas peças no guarda-roupa.

1. Lave as cobertas, os edredons e as mantas antes de guardar

Depois de uma estação inteira utilizando as peças, os resíduos de suor, de alimentos, poeira e outras partículas de sujeira geram a proliferação de ácaros e fungos, além de comprometer a qualidade do item em longo prazo. Por conta disso, lavar antes de guardar é a escolha ideal. Recomendamos uma limpeza profissional em um local de qualidade, por contar com um processo adequado para cada tecido. Lavanderias especializadas contam com maquinários com capacidade de lavar roupas de cama mais pesadas em qualquer tamanho, seja de solteiro, casal, queen ou king size.

Dor nas costas: problema afeta 80 % da população mundial


2. Proteja os cobertores

Outra etapa é proteger os cobertores e demais roupas de cama de frio com opções próprias para esse armazenamento ou feitas de TNT. Esse processo é muito importante, pois minimiza a chance de danos aos itens. Uma dica é evitar as embalagens de plástico, pois esse material não permite a circulação de ar adequada pela peça, o que aumenta as chances da proliferação dos fungos e de que a coberta fique com mau cheiro ou partes amareladas.

3. Escolha bem o local para guardar

Como esses itens não serão utilizados por alguns meses, é importante que o local que eles ficarão esteja limpo e longe de pontos onde há umidade ou mofo. Algumas alternativas são baús de cama, em cima de armários, em gavetas das extremidades do móvel, que geralmente não são frequentemente acessadas, entre outros. É importante que o local seja limpo de forma periódica, com uma manutenção mensal, e que as cobertas sejam colocadas ao ar livre, evitando o mau cheiro e o acúmulo de poeira.

Marinês explica que a limpeza e o armazenamento correto garantem não só uma boa aparência das peças, mas também uma boa saúde respiratória para as famílias, principalmente para quem sofre de alergias ou tem crises de rinite. “Durante o sono, é natural a eliminação de suor, saliva, caspa e células mortas da pele. Essa combinação torna edredons e cobertores um local ideal para o desenvolvimento de uma série de germes, como bactérias, fungos, vírus e principalmente ácaros que podem trazer algum transtorno para a saúde. 

Por isso, é importante que no início e no fim das estações mais frias fazer a higienização dos cobertores, mantas e edredons antes de utilizá-los, visando o bem-estar dos moradores. E, se possível, a orientação é que opte por uma lavanderia especializada, que pode oferecer uma limpeza profunda e serviços como o bactericida”, finaliza a especialista.

Fonte: 5àsec

Da redação

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045