00:00
21° | Nublado

Saiba como identificar o câncer de pele no início
A cada ano surgem 185 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 27/01/2023

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 60% da população se expõe ao sol sem qualquer proteção no nosso país. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.

Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

De acordo com o médico dermatologista Gustavo Martins, o câncer de pele quando diagnosticado e tratado no início tem uma grande chance de cura.

Dia da Gula: um olhar para um dos 7 pecados capitais

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou que a cada ano surgem 185 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, doença que responde por 33% de todos os diagnósticos dessa doença no país.

O médico também pontua que o câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas.  Ele destaca que os sintomas geralmente são: lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada e que sangra facilmente; também pode ser um pinta preta ou castanha que muda sua cor; ou até uma mancha desconhecida.

“Porém, somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele", adverte.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br