00:00
21° | Nublado

Os sentimentos que envolvem os cabelos grisalhos, por Ceres Azevedo

Pra mim, grisalha sem tinta desde 2012, a transição foi muito rápida. Com meus cabelos curtos, em pouco menos de 3 meses já não tinha mais nenhum resíduo da tintura (Foto: arquivo pessoal) **Clique para ampliar

Publicado em 08/12/2023

Ganhei de presente e estou lendo um livro super interessante: “Sem Tinta”, da Camila Balthazar. No livro, ela traz conversas, depoimentos e a sua própria história sobre o turbilhão de sentimentos que envolve os cabelos brancos.

Aliás, você sabia que os cabelos ficam grisalhos e brancos pela ausência de cor que acontece pelo baixo nível ou até desaparecimento da melanina? É isso mesmo! A mesma substância que dá cor à nossa pele também colore os cabelos.

Pra muita gente, eu penso que a maioria, cabelos brancos e grisalhos são sinônimo de velhice. Será?

Claro que é um mito, até porque os cabelos brancos podem surgir por fatores genéticos, disfunções hormonais e até por um ritmo de vida estressante, mesmo em pessoas bem jovens. 

Mas independente da idade em que eles começam a aparecer, a primeira coisa que pensamos quando surgem é: "meu Deus, estou ficando velha!" E a segunda: "preciso pintar logo para esconder estes fios brancos!"

Vivemos num mundo cercadas de padrões de beleza que perduram por séculos e como é difícil quebrá-los. Verdade é que os padrões mudam com o passar dos tempos, mas seja em que época for, estar fora do padrão causa um desconforto enorme. 

“Sem Tinta” mostra muitos depoimentos sobre como foi aceitar os brancos, deixar a tinta de lado, enfrentar uma transição que, aliás, é a pior fase e se assumir com um novo olhar, se descobrindo e se libertando dos preconceitos culturais.

Pra mim, grisalha sem tinta desde 2012, a transição foi muito rápida. Com meus cabelos curtos, em pouco menos de 3 meses já não tinha mais nenhum resíduo da tintura. 

Outra coisa que me deu muita tranquilidade foi o fato de ter visto a minha mãe sempre linda e elegante com seus cabelos grisalhos naturais. Ela nunca pintou os cabelos e, com 40 anos, já era totalmente grisalha. E isso em uma época que não tingir os cabelos era uma raridade. Porque mulher que não pintava o cabelo era considerada velha e desleixada. Hoje vejo o quanto ela foi corajosa por não se importar com os padrões e ser do jeito que ela se sentia bela e feliz. 

Felizmente, estamos vivendo um momento em que as mulheres, independente do nível social ou profissão estão provando que cabelo branco/grisalho não é sinônimo de desleixo ou velhice.

Hoje é uma questão de opção, de escolha e eu diria até de evolução.  

Sim, porque quando sentimos a liberdade para escolher se usamos ou não a tinta, sem nos preocuparmos com padrões e opiniões, isto é LIBERTADOR.

E você, como vê e sente esta história toda sobre os cabelos brancos?

Pra ver mais conteúdos sobre moda, beleza e autocuidado me segue lá no Instagram e vamos trocar ideias sobre o nosso universo.

Te aguardo. Beijocas e ótimo final de semana!

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?