00:00
21° | Nublado

O OUTRO LADO DA MODA
Floripa Shopping entrou no circuito do FFWMAG Fashion Tour, evento itinerante que circula pelo Brasil descentralizando a informação do setor

Mariana Weickert e Paulo Borges abriram a exposição de moda com um descontraído bate-papo sobre a realidade e os bastidores deste mercado Fotos: Angelo Santos

Publicado em 30/10/2014

O que pode estar por traz das vitrines que exibem a moda comercial que tanto encanta os olhos, seduz o consumidor e aquece o movimento econômico? Essa indústria pujante no Brasil é a que mais emprega mão de obra feminina e, no ranking geral, só perde para a construção civil. Vive uma veemente concorrência com os importados, mas conta com a criatividade típica dos estilistas brasileiros que se sobressaem com trabalhos caprichosos, muitas vezes com detalhes artesanais e modelagens precisas.

Para conversar sobre isso, provocar reflexão, apresentar o que vem sendo feito no país e levar as discussões sobre moda para além dos eixos convencionais – São Paulo e Rio – Paulo Borges, o idealizador da São Paulo Fashion Week, e Mariana Weickert, a catarinense que foi uma das principais modelos do Brasil no mundo, participaram de um talk show no Floripa Shopping, abrindo oficialmente o FFWMAG Fashion Tour. Este é um projeto itinerante que além de falar de moda, mostra criações de alguns dos relevantes nomes do estilismo nacional e exibe painéis fotográficos com produções editoriais conceituais.

Criações de estilistas nacionais se misturaram a fotos que integram editorial da FFWMAG, nº 37, publicação que discursa sobre as muitas faces do processo da moda

Na mostra que esteve no Floripa Shopping – entre 25 de setembro e 04 de outubro -, peças de Alexandre Herchcovitch, Danilo Costa, João Pimenta, Weider Silveiro e da grife Triton foram expostas para poderem ser vistas bem de perto, assim como imagens que recheiam a edição de número 37 da FFWMAG, a revista do grupo Luminosidade – o mesmo que assina as temporadas do calendário oficial da moda nacional. Em discussão na publicação, o jeans nosso de cada dia, produto que impulsiona a moda nacional. Paulo Borges revela que o Brasil é o segundo maior produtor e o terceiro maior consumidor global de denin. Vale lembrar que um dos polos terceirizadores de jeans está justo aqui, em Santa Catarina.