00:00
21° | Nublado

O efeito das cores em nossas vidas, por Ceres Azevedo

Os tons frios, como o azul, são frequentemente associados à tranquilidade e serenidade (Fotos: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 15/07/2022

Nada melhor do que aproveitar este dia cinza e chuvoso para falar de cores. Elas estão presentes na natureza em diferentes formas e tons das flores e plantas, na cor do céu, do sol e da lua, mexendo com as nossas sensações e emoções.

As cores podem afetar o humor e os sentimentos, interferindo em nosso bem-estar, produtividade, nível de stress, comunicação e autoestima. Existem estudos da psicologia que dizem que as cores tem um efeito sobre o córtex cerebral. 

Conforme a tonalidade que o nosso olhar capta, provoca um impacto na atividade cerebral, afetando não somente o nosso humor como também nossa agilidade mental.

É por isso que muitas escolas, empresas, restaurantes, hospitais e designers de interiores usam as diretrizes da psicologia das cores para alcançar um resultado desejado em seus projetos. Podemos nos sentir mais produtivos em uma sala branca ou mais tranquilos em um quarto azul. Estes são alguns exemplos da psicologia das cores nos ambientes.

Mas além da importância nos ambientes as cores falam também muito sobre nós, na forma como nos vestimos, nas cores que escolhemos os looks do dia-a-dia e até na maquiagem que usamos.

Tonalidades quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo costumam exaltar  alegria. São estimulantes e dinâmicas. Já os tons frios, como o azul, o verde e o roxo, são frequentemente associados à tranquilidade e serenidade.

 

A colorimetria é  a análise de coloração pessoal que avalia a temperatura e a saturação da nossa pele, para descobrir qual é o tom e o subtom e, dessa forma, encontrar a nossa cartela de cores ideal.

A partir desta avaliação descobrimos quais as cores e tons que nos valorizam. E aí podemos trabalhar os looks, maquiagem e até a cor do cabelo com mais segurança. E é incrível como funciona. Conseguimos nos perceber mais belas quando usamos as cores certas para o nosso tom de pele.

Essa coerência entre o vestir e o sentir aumenta nossa autoestima e traz mais harmonia e bem-estar. 

E então, vamos colorir mais nossos dias e fazer a vida mais leve?

Fico por aqui com o convite para você me visitar também lá no Instagram blogceresazevedo com muitas dicas do meu lifestyle.

Beijocas e um ótimo final de semana!

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?