00:00
21° | Nublado

Mudanças sutis
Técnica ajuda a reforçar a beleza respeitando características culturais e faixa etária

“As mulheres estão buscando resultados naturais em procedimentos estéticos”, afirma a dermatologista Rafaela Salvato (Crédito de foto: Lauro Maeda)

Publicado em 23/05/2017

Quando a cantora Ludmilla mostrou o resultado da sua segunda plástica no nariz, foi duramente criticada pelos fãs por ter seus traços bastante alterados. Aos 21 anos, a funkeira entr​ou​ na lista de celebridades que optam por mudar fisicamente desconsiderando seus traços naturais e contou que precisou enfrentar comentários maldosos sobre seus procedimentos estéticos. A cantora Anitta, de 23 anos, fez um preenchimento labial, rinoplastia e outras cirurgias que transformaram seu rosto.​

Embora sejam casos recentes e envolvendo mulheres jovens, elas são exemplos de um comportamento que está mudando​ e se tornando ultrapassado​. A tendência agora no mercado da estética é exaltar as características de ca​d​a pessoa, respeitando seus valores culturais, faixa etária e raças, explica a dermatologista de Florianópolis Rafaela Salvato. Ela é precursora em Santa Catarina do conceito Beautiphication, que nada mais é do que realizar procedimentos que promovam o rejuvenescimento, mas respeitando as características da face. "Costumo dizer que isso significa encontrar uma versão melhor de si mesma", brinca Rafaela.

Ela conta que no Sul do País – Santa Catarina em especial, ​pois é um Estado com forte influência europeia –, as mulheres estão mais interessadas em tratamentos estéticos que busquem ​um resultado mais próximo do natural. “Esse comportamento segue uma tendência que começou na Europa”, conta. ​A dermatologista ​buscou em Londres​, em 2016, e em Cancún este ano, no principal evento da área, as tendências mais atuais e modernas do conceito de beleza natural em todo o mundo. ​Um grupo pequeno de médicos de todo o Brasil ​foi selecionado a dedo para participar d​estes curso​s​, ​em evento que também ​mostrou no que as empresas estão focando em desenvolvimento científico de novas tecnologias no ramo estético.

Melhor versão

​Beautiphication é o termo usado hoje no lugar de "rejuvenescimento", que está sendo deixado de lado. ​É um conjunto de técnicas ​que promove o embelezamento ​valorizando as características de cada pessoa e busca​ndo​ sempre um resultado natural. “O conceito de Beautiphication é manter a beleza buscando a melhor versão da paciente na idade em que ela está, e as mulheres do Sul do País já entendem que esse embelezamento não vai alterar muito suas feições, mas estão certas de que querem o efeito mais natural”, conta Rafaela.

A dermatologista se especializou no MD Codes, técnica que mapeia com exatidão pontos específicos do rosto que, ao serem preenchidos, resultam num efeito de lifting. Ela usa essa tecnologia como uma das ferramentas para chegar ao efeito natural do Beautiphication, além de outros procedimentos que valorizam as características das mulheres de forma natural. Um dos mais novos é a implantação de fios absorvíveis que corrigem a flacidez no rosto e pescoço - uma prática bem mais segura, que dura até dois anos, e sem necessidade de cortes cirúrgicos ou sedação.

A "recuperação" da paciente é rápida e de poucas restrições após a aplicação dos fios absorvíveis. “O local tratado fica um pouco inchado e pequenos hematomas podem surgir, mas regridem em poucos dias, geralmente em torno de uma semana. As únicas restrições são não realizar exercícios físicos por duas semanas e usar protetor solar em ambientes ao ar livre”, explica Rafaela. Como são absorvíveis, além do efeito de tensão e melhora da flacidez, o material também estimula a regeneração do colágeno, melhorando o aspecto final da pele e promovendo um benefício duplo.

 Da redação