00:00
21° | Nublado

Moda circular: tendência que veio para ficar, por Ceres Azevedo

O movimento second hand cresce no mundo todo, reduzindo o descarte desenfreado das roupas que temos dentro dos guarda-roupas (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 10/11/2023

Você já ouviu falar em "moda circular"? É um novo conceito que propõe uma vida útil prolongada para as roupas. 

Um modelo e uma tendência mais sustentáveis, com menos desperdício e menos poluição. 

Só para se ter uma ideia do problema, processos utilizando químicos no tingimento da indústria do vestuário são grandes responsáveis pela poluição das águas dos rios. O setor é considerado o 2º mais poluente do planeta, pois gera um imenso número de resíduos têxteis. 

Roupas velhas, retalhos da indústria da moda e restos de couro vão parar em aterros sanitários todos os dias no Brasil e no mundo. 

Na moda circular, o lixo não existe. Os resíduos viram matéria-prima para empresas praticarem o upcycling, processo que reaproveita os materiais sem perda de valor ou qualidade. A solução tem sido apostar nas sobras da indústria, que gera mais de 30% dos resíduos, reciclando fios e transformando em novas peças.

E, como uma tendência desse modelo de consumo, o movimento “second hand” cresce no mundo todo, reduzindo o descarte desenfreado das roupas que temos dentro dos guarda-roupas. 

É o antigo brechó, repaginado, e que vem ganhando mais e mais adeptos pelo planeta.  O interesse de novos empreendedores e até de grandes empresas não para de crescer, disputando espaço neste modelo de negócio.

"J’amei Bazar" promove a economia circular através de artigos de luxo (Foto: Angelo Santos)
 

Aqui em Floripa tivemos recentemente a 13ª edição do "J’amei Bazar", um evento second hand promovendo a economia circular. 

O bazar já é um sucesso e, a cada ano, ganha mais adeptos a este estilo de moda, tanto de empresas participantes quanto do público em geral, todos comprometidos com a sustentabilidade.

Além de proporcionar uma experiência de compras única, o evento teve um lado social importante. Parte da renda arrecadada será revertida para a Casa de Acolhimento Semente Viva e também à Casa de Repouso Imaculada Conceição.

Precisamos mais e mais de eventos assim e de empresas com este foco de reaproveitar e transformar o que viraria lixo em luxo.

Uma nova forma de pensar e vestir,  porque luxo, hoje,  é cuidar do planeta e pensar sustentável, para um futuro possível. Pensar e usar a moda com um novo olhar. Uma pequena mudança de cada uma de nós neste sentido vai gerar mais possibilidades para este modelo crescer e prosperar.

Espero que tenha gostado deste tema, te aguardo também lá no meu Instagram 
@blogceresazevedo e vamos juntas nesta pegada!

Beijocas e ótimo final de semana!

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?