00:00
21° | Nublado

Livre-se da síndrome do coração partido
Disfunção desencadeada quando vivemos uma experiência negativa, como um rompimento amoroso, é prejudicial ao coração

Para evitar a síndrome do coração partido, médica recomenda sair de relações tóxicas, dentre outras ações (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 09/06/2023

Ter um amor, afeto e relacionamentos saudáveis, tanto os românticos como os familiares e profissionais, faz muito bem ao coração. O contrário, viver sob estresse, manter relacionamentos tóxicos, deixar-se levar pela tristeza da solidão, pode causar a síndrome do coração partido, disfunção cardíaca desencadeada quando vivemos uma experiência de emoção negativa.

A causa está nos hormônios, explica a cardiologista Bianca Maria Prezepiorski. “O amor libera hormônios da felicidade, como ocitocina, serotonina, endorfina, dopamina”, diz ela.  A tristeza, um rompimento, uma briga, uma discussão, por exemplo, liberam cortisol, que comprime os vasos sanguíneos, aumenta a pressão e os batimentos cardíacos. “Uma tristeza longa será prejudicial ao coração”.

Saiba como utilizar pedras e cristais para atrair o amor

Com a proximidade do Dia dos Namorados, nesta segunda-feira, 12, em que muitos celebram o amor, mas muitos também se entristecem com a solidão, é preciso ficar atento para a síndrome do coração partido. A síndrome foi diagnosticada pela primeira vez por médicos japoneses. A produção de adrenalina e de outros hormônios que causam estresse aumenta em situações de forte emoção. Isso pode interferir no funcionamento do coração.

A descarga desses hormônios na corrente sanguínea pode estreitar as artérias que irrigam o coração. Os sintomas são dor no peito, queda de pressão e até desmaios. A síndrome costuma ser passageira, mas demanda atenção, para evitar complicações. “Se a pessoa já tem um histórico cardíaco, é preciso ter cuidado”, afirma a doutora Bianca.

Para evitar a síndrome do coração partido, a doutora Bianca recomenda sair de relações tóxicas, no trabalho e fora dele, dormir bem, descansar, praticar atividades físicas e reservar um tempo para o lazer. “E, claro, tenha um amor, cultive a família e as boas amizades”.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br