00:00
21° | Nublado

JANEIRO BRANCO I : Mente sã, Corpo são!
O pensamento acelerado, o uso excessivo de telas e os efeitos da pandemia de Covid-19 têm reflexos em crianças, adolescentes e adultos

A campanha “Janeiro Branco” é uma oportunidade para aprofundar aspectos sobre a saúde mental e estimular a busca por ajuda profissional, quando necessário. - Foto: Banco de imagens (Freepik)

Publicado em 28/01/2024

Especialistas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) abordam a saúde mental na infância e adolescência, bem como trazem reflexões importantes sobre a era digital, o uso de telas e as consequências da pandemia de covid-19 para a saúde mental. O projeto “Mente Sã, Corpo São” foi criado em apoio à campanha “Janeiro Branco”, que visa conscientizar sobre a importância da saúde mental. Profissionais, preceptores, acadêmicos e pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 41 hospitais vinculados à Ebserh são convidados a refletir sobre o cuidado com o bem-estar emocional. Confira!

A importância da saúde mental na infância e adolescência

A saúde mental na infância e adolescência deve ser priorizada, visando prevenir problemas e promover o bem-estar desde cedo. É importante que pais, educadores e profissionais de saúde estejam atentos aos sinais de sofrimento psíquico nessa faixa etária, oferecendo suporte e orientação adequados, e a campanha Janeiro Branco é uma oportunidade para aprofundar aspectos e estimular a busca por ajuda profissional, quando necessário.
Atualmente, os principais problemas enfrentados nessa faixa etária são os transtornos do desenvolvimento (como o do déficit de atenção e/ou hiperatividade e o do espectro do autismo), transtornos de ansiedade (como a ansiedade generalizada, a fobia social e a ansiedade de separação) e transtornos de humor (como a depressão maior e o transtorno bipolar).
Segundo especialistas, os sinais de alerta podem variar de acordo com a condição psiquiátrica de base. Dentre os sintomas mais comuns, destaca-se a dificuldade de concentração, que pode resultar em um desempenho escolar abaixo do esperado, acompanhado de comportamento hiperativo. A irritabilidade crescente também merece atenção, assim como o déficit na interação e comunicação social, que podem estar associados a comportamentos estereotipados e interesses fixos e restritivos.
Além disso, é importante considerar os achados de sensibilidade sensorial, como intolerância a ruídos altos, seletividade alimentar, hipossensibilidade à dor ou hipersensibilidade tátil. A preocupação excessiva e a ansiedade antecipatória também são frequentes e podem ser de difícil controle. Outros indicativos de que algo não vai bem incluem: humor irritado, tristeza, desânimo, falta de interesse pelas atividades habituais, cansaço fácil e baixa autoestima. Alterações no sono e no apetite devem ser observadas atentamente. Como explicam os médicos, se houver muita desesperança, insatisfação com a vida e pensamentos de morte é necessária uma avaliação médica urgente. Sempre que o funcionamento da criança ou do adolescente mudar por um período mais prolongado, havendo uma ruptura da apresentação habitual ou início de sofrimento psíquico, é hora de buscar ajuda de um especialista.
Psiquiatras também alertam que rotina e equilíbrio nas atividades de vida diária são cuidados essenciais para garantir o bem-estar mental de crianças e adolescentes. E recomendam que crianças e adolescentes devem: acordar e dormir nos mesmos horários todos os dias com tempo suficiente de sono restaurador; evitar exposição excessiva à tela e a jogos eletrônicos; fazer atividade física e/ou esportes diariamente; ser incentivadas a sair do mundo virtual, participando de brincadeiras saudáveis de socialização com seus pares; ser estimuladas a ter tempo diário de estudo na escola e em casa; manter alimentação saudável; não fazer uso de álcool ou outros tipos de substâncias psicoativas.


A aceleração nos processos cotidianos impacta a saúde mental

No mundo contemporâneo, a aceleração nos processos de construção cotidiana tem impactado significativamente a saúde mental. A constante solicitação de respostas imediatas e a urgência dos processos têm moldado uma sociedade de sujeitos de urgência, dificultando a reflexão e o tempo para o ócio criativo. O uso excessivo de telas, em especial dos celulares, tem contribuído para o pensamento acelerado, resultando em situações de estresse e excesso de informação. O celular, que inicialmente era apenas um telefone móvel, evoluiu para uma extensão da consciência, interferindo na percepção do indivíduo sobre o mundo contemporâneo.
 O uso excessivo de telas e o pensamento acelerado têm gerado preocupações crescentes em relação à saúde mental. A sobrecarga de informações, o estresse e a propagação de notícias falsas têm contribuído para um cenário preocupante. O isolamento social, em tempos recentes, tem sido associado, inclusive, a casos de pessoas que tiraram a própria vida. Reservar momentos para atividades “analógicas”, como caminhadas ao ar livre, leitura de livros impressos, dança, meditação e uma boa roda de conversa com amigos, alivia essa carga, voltando a vida a um ritmo mais saudável.


Saúde mental em tempos pós-pandemia

As sequelas da pandemia de covid-19 para a saúde mental das pessoas são muito sérias, ressalta o psicólogo Frederico Gomes e Silva Moreira, do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC). O isolamento, a falta de vínculos sociais e a incerteza sobre o futuro desencadearam uma crise de saúde mental em todo o mundo. Observa-se um aumento de patologias relacionadas à ansiedade generalizada e estresse pós-traumático, bem como uma intensificação dos comportamentos de irritação e medo.
O psicólogo alerta que “é importante refletir que a pandemia desencadeou dois movimentos distintos: inicialmente, comportamentos coletivos e sentimento de solidariedade surgiram, porém, ao seu término, houve uma transição para condutas mais individualistas, acompanhadas da sensação de ‘tempo perdido’”. E conclui, “A pandemia despertou a consciência para a necessidade do autocuidado e medidas de segurança coletivas, isso se reflete na imensa gama de conteúdos sobre cuidado com a saúde mental e física que vemos atualmente”.
Como resultado positivo dessa nova realidade, observam-se mais pessoas conscientes da necessidade de contarem com a ajuda profissional para mais saúde. São exemplos a busca maior por terapias psicológicas, práticas integrativas, e, como mente e corpo estão conectados, aumento da procura por academias e esportes ao ar livre, como beach tênis, canoagem, corrida e ciclismo em grupos. Profissionais da medicina, fisioterapia, psicologia, nutrição, educação física, entre outras especialidades, têm se aperfeiçoado para atender as novas demandas. E você, que hábitos vai melhorar?

Sobre nossa fonte: Rede Ebserh

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 
 
Da redação
Fonte: Rede Ebserh

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp