00:00
21° | Nublado

Hepatites são a maior causa de câncer de fígado
As hepatites B e C são os tipos que, diante de complicações, podem levar ao câncer de fígado

é muito importante prevenir e detectar precocemente estas hepatites para evitar que elas compliquem e venham a causar cirrose ou câncer (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 02/06/2023

As hepatites podem ser causadas por 5 tipos de vírus que atacam o fígado: A, B, C, D e E, sendo que os mais frequentes no Brasil são o A, B e o C. Existem vacinas para os tipos A e B e a vacina contra o vírus B funciona também contra o D, que só se desenvolve em quem já teve hepatite B. O tipo D, no Brasil, é mais comum na Região Norte. 

Não há vacina para o tipo C, mas existe cura para esse tipo de hepatite em mais de 95% dos casos, de acordo com o Ministério da Saúde. Os tratamentos com antivirais de ação direta (DAA) em geral duram de 8 a 12 semanas e eliminam a infecção. Não há cura, mas há vacina e tratamento, para o tipo B.

“A infecção crônica por vírus do tipo B ou C é a maior causa de câncer de fígado, não necessariamente passando por uma cirrose antes”, diz a Dra. Bruna Zaidan, diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Patologia. “Por isso, é muito importante prevenir e detectar precocemente estas hepatites para evitar que elas compliquem e venham a causar cirrose ou câncer.”

Comportamento: A palavra que trará mágica para a tua vida

A principal forma de prevenção da infecção pelo vírus da hepatite B é a vacina, que está disponível no SUS para todas as pessoas não vacinadas, independentemente da idade. Para crianças, a recomendação é que se façam quatro doses da vacina, sendo: ao nascer, aos 2, 4 e 6 meses de idade (vacina pentavalente). Já para a população adulta, o esquema completo se dá com aplicação de três doses. 

Outras formas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde, e que servem também para outros tipos, são: usar camisinha em relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal que possam ter contato com sangue, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, para fazer tatuagem e para colocação de piercings. 

Mas as hepatites são geralmente doenças silenciosas. Por isso, algumas pessoas só percebem o problema quando ela já evoluiu para algo pior. Em caso de suspeita de câncer no fígado, o patologista é o médico que faz a análise de biópsia para o diagnóstico preciso, que é importante para a definição de tratamento, se precisar. 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br