00:00
21° | Nublado

Estou obeso, não quero fazer cirurgia bariátrica, e agora?

A primeira meta de um processo de perda de peso deve ser eliminar 10% do peso corporal, com isso você já terá reduzido em três vezes o risco cardiovascular, que é o risco de ter um infarto do coração ou derrame cerebral. (Crédito da foto: Pixabay)

Publicado em 22/03/2024

A cirurgia bariátrica é a técnica operatória que mais tempo mantém o indivíduo longe da obesidade. Somos totalmente favoráveis a esta Cirurgia para quem está com Obesidade instalada (com o preparo pré operatório que ela exige, de 8 meses a 2 anos).

Porém alguns pacientes tem medo do pós operatório, outros do momento cirúrgico. Alguns pacientes não querem tomar as vitaminas e comprimidos diários após a cirurgia ou acompanharam pessoas que não se prepararam adequadamente e caíram no alcoolismo ou em vicío de compras.

Também há o medo de reganho de peso afinal, estamos falando de uma condição crônica e recidivante. Então o que fazer se você não quer operar?

PROCURE TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR

Submeter-se a tratamento com uma equipe especializada é muito diferente de simplesmente ir tentando a esmo várias dietas e tratamentos da internet. Os especialistas em obesidade são as pessoas que realmente estudam as técnicas de emagrecimento que mais levam a sucesso. Baseiam-se em ciência e não no que “mais vende”.A equipe mínima para o tratamento de uma pessoa com obesidade é composta por: nutricionista, endocrinologista, psicóloga e educador físico.

NOVAS MEDICAÇÕES PARA O TRATAMENTO DA OBESIDADE

No atual momento temos uma medicação que reduz em média 17% do peso corporal em 12 semanas. O desenvolvimento de novas moléculas está acelerado com o objetivo de reduzir a Obesidade que é um dos problemas de saúde mais prevalentes no mundo. Temos em lançamento nos próximos anos, outra medicação que promete a redução de 20% do peso corporal e que deve revolucionar ainda mais este processo. Lembrando que a medicação deve estar associada ao tratamento multidisciplinar! Assima redução de peso é mais permanente e evitamos o “efeito sanfona” que é muito frustrante.

NÃO SE RENDENDO A CHAMADA “DIET CULTURE”

Faz parte da Diet Culture (ou Cultura da Dieta), toda dieta nova (dieta da Lua, do Tipo Sanguíneo, etc), medicamento fitoterápico novo (Morosil, etc), que promete redução de peso rápida e soluções milagrosas. Render-se à Diet Culture é alimentar um comércio lucrativo que existe há décadas e que faz um desserviço à sociedade já que traz o temido EFEITO SANFONA consigo, ou seja, o indivíduo reduz peso (geralmente porque muda transitoriamente seus hábitos e não por conta da dieta nova e milagrosa) e após algum tempo já ganhou todo o peso novamente.

FORME SUA REDE DE APOIO

Após selecionar sua equipe técnica, ache seus apoiadores em potencial. Podem ser alguns amigos, familiares que possam ser as pessoas que vão lhe apoiar na jornada. Algo como se fossem “padrinhos de sua saúde”. Faça um grupo de celular com estas pessoas e compartilhe com eles suas vitórias. Será incrível poder ser estimulado por quem gosta de você. Lembre-se a comunicação deve ser a mais positiva possível. Do contrário, não coloque este indivíduo em seu grupo.

TENHA METAS REALISTAS E BUSQUE-AS

A primeira meta de um processo de perda de peso deve ser eliminar 10% do peso corporal. Assim, ao alcançar este patamar sabemos que você já terá reduzido em três vezes o risco cardiovascular, que é o risco de ter um infarto do coração ou derrame cerebral.

Se a meta for voltar a um peso que você tinha com 15 anos, não será uma meta factível afinal, dali a ficar obeso foram 20 ou 30 anos. Mire em metas factíveis com sua equipe e tenha certeza do sucesso! Após a primeira meta, haverá a discussão da segunda meta!

SAÚDE MENTAL E SAÚDE FÍSICA ANDAM JUNTAS

Saiba que, mesmo que pense não haver mais solução para seu problema, você deve procurar ajuda. Nosso time está preparado para situações complexas e todo o tipo de problema de ordem mental ou físico que envolva a obesidade. São anos de preparação, especializações e experiência clínica para atender um cliente com obesidade da forma que a literatura científica ensina. Na Zeit Health Hub isto é uma realidade! São dezenas de pessoas que passaram por nós, e estão conseguindo manter o peso reduzido, com nosso acompanhamento. Não deixe de vir a ZEIT para entender o que é ser cuidado integralmente!

A cirurgia é um dos caminhos para melhorar sua saúde! Para todos os outros clique Zeit Health Hub e veja nossos resultados! Nos vemos em breve por lá! 

 

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Dra. Cristina Schreiber

Dra. Cristina Schreiber é Endocrinologista, Titulada pela SBEM, CRM SC 10134 RQE 8097, Doutorado USP, responsável técnica da Zeit Health Hub


Ver outros artigos escritos?