00:00
21° | Nublado

Estação pode causar alteração vocal e dificuldade na respiração
Especialista explica por que um clima mais frio favorece a manifestação de sintomas desagradáveis na fala

A temperatura climática desta época favorece a baixa ingestão de água o que beneficia o ressecamento das mucosas corporais provocando sintomas como os pigarros e a tosse seca (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 26/05/2023

O outono é marcado por mudanças nas condições climáticas nas diferentes regiões brasileiras. As ondas de frio mais intensas provocam uma queda considerável na temperatura e o tempo mais seco atua como fator irritativo da mucosa nasal e vocal.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 47 milhões de pessoas sofrem de diversos tipos de rinite. E no outono, os casos tendem a aumentar em pelo menos 40%. As principais causas da rinite estão ligadas a fatores ambientais em que, por exemplo, mudanças de temperatura, ácaros, pêlos ou poeira, podem desencadear uma crise.

Os principais sintomas que as pessoas apresentam nesta época são obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros (algumas vezes espirra mais de 20 vezes seguidas), aumento de pigarros, os famosos ham-hans, coceira no nariz, coceira nos olhos. A manifestação desses sintomas pode causar a disfonia (rouquidão), tosse seca, voz anasalada, respiração oral, dificuldade para mastigar com a boca fechada e em casos mais acentuados, até mesmo dificuldade para engolir. Aqui o alerta aumenta para as crianças devido ao fator nutricional que pode levar à rápida perda de peso.

Comportamento: A dor silenciosa das crianças

A Fonoaudióloga Márcia Celine, especialista em Voz, explica porque um clima mais frio favorece a manifestação dos sintomas desagradáveis. “A temperatura climática desta época favorece a baixa ingestão de água o que beneficia o ressecamento das mucosas corporais provocando sintomas como os pigarros e a tosse seca, que pode levar à lesão das Pregas Vocais”, explica a especialista.

Segundo ela, o sintoma mais comum na rinite é a obstrução nasal. “É isso que leva à respiração oral com a postura de lábios abertos e a língua rebaixada, causando a flacidez da musculatura de lábios, língua e bochechas. A frequência deste modo respiratório pode gerar os problemas funcionais”, reforça Márcia Celine. Para que haja um diagnóstico adequado do tipo de obstrução apresentada, é fundamental a visita ao médico otorrinolaringologista para definição de conduta.

Fica o alerta para os cuidados gerais para evitar a manifestação dos sintomas desagradáveis:

- Mantenha o ambiente sempre ventilado;

- Ingira ao menos 2 litros de água ao dia;

- Evite pigarrear;

- Evite mudanças bruscas de temperaturas;

- Evite locais fechados;

- Evite a automedicação e o uso aleatório de sprays nasais.

Fonte: Conselho Regional de Fonoaudiologia - 3ª Região (CREFONO3)


Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br