00:00
21° | Nublado

Envelhecimento saudável
Odontologia é fundamental para a qualidade de vida dos idosos

Prevenir e tratar as alterações bucais é essencial para o melhor convívio social (Foto: Reprodução)

Publicado em 29/04/2019

O envelhecimento é um "processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo". Tal critério foi definido em 1982, na 1ª Assembléia Mundial do Envelhecimento. Os países desenvolvidos consideram a pessoa idosa com idade de 65 anos ou mais. O envelhecimento saudável e ativo significa atingir as necessidades especiais do corpo durante o processo de envelhecimento e está intimamente ligado a um estilo de vida que inclui atividade física regular e, em paralelo, escolhas sábias de alimentos.

A odontologia pode ajudar nessa fase da vida em que muitos imprevistos podem ocorrer tanto na saúde geral como na saúde bucal e, como pesquisas vem apontando, esta última está intimamente ligada a todo o organismo. Bactérias da boca podem migrar para as vias cardíacas e se instalar em regiões do coração  causando problemas sérios. Envelhecer com qualidade de vida e saúde é o que todos esperam. Na Odontologia existe uma área que cuida especialmente dos idosos: a Odontogeriatria. Ela e a Harmonização Facial vieram para dar mais suporte para os idosos envelheceren com sustentabilidade e para que as marcas do tempo possam ser amenizadas com procedimentos simples, como uma profilaxia (limpeza dos dentes), botox, preenchimento facial e complexos, como implantes, para restabelecer a função mastigatória e estética.

No envelhecimento, algumas alterações bucais podem ocorrer: perda da tonicidade da língua; dificuldade em pronunciar algumas palavras; diminuição da sensibilidade gustativa aos sabores, como sal e açúcar; decréscimo do fluxo salivar, provocando halitose; diminuição do suco gástrico que degrada os alimentos no estômago, dificultando a digestão dos alimentos. E, por último e mais severo, a perda dos dentes, que é decorrente a todos os problemas citados anteriormente: exagero no consumo de açúcar, diminuição da saliva, perda da vontade de comer, acarretando faltas de vitaminas e consequente cáries, gengivite e periodontite. 
Diante dos problemas citados, sugiro fazer visitas periódicas ao seu dentista, pois ele saberá diagnosticar através de uma boa anamnese o que pode vir a aparecer. Lembrando que a prevenção é sempre o melhor tratamento!

Serviço:

Dr Ibrahim Jamil (CRO-SC: 6900)
Rua: Almirante Dorval Melquiades de Souza, 721 - Centro
Fone: (48) 99986-6839


Sobre o autor

Dr. Ibrahim Jamil

Dr. Ibrahim Jamil, CRO 6900/SC, é especialista em Implantodontia-ortodontia e Perito Odontológico


Ver outros artigos escritos?