00:00
21° | Nublado

Em busca da fórmula mágica para emagrecer
Conheça os efeitos do medicamento que virou tendência no Brasil e que pode desencadear efeitos colaterais indesejáveis e transtornos alimentares

Semaglutida, que tem o mesmo princípio ativo do Ozempic, foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - Foto: Internet/ Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 27/01/2023

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente o uso da medicação Semaglutida para controle do peso em pacientes adultos obesos e com sobrepeso, na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como pré-diabetes ou diabetes tipo 2, hipertensão, apneia do sono ou doença cardiovascular. O nome comercial do remédio é Wegovy e tem o mesmo princípio ativo do Ozempic, que é indicado, em conjunto com dieta e exercícios, para tratar pacientes com diabetes tipo 2.

Especialistas apontam que a automedicação com objetivos estéticos para a perda de peso, em curto prazo para pessoas saudáveis, pode levar a efeitos colaterais e ao desenvolvimento de transtornos alimentares. Entre os efeitos adversos do uso desse tipo de remédio estão: náusea, vômito, diarreia, entre outros problemas gastrointestinais.

O médico nutrólogo e do esporte, Eduardo Rauen, explica ainda que alguns estudos apontam que 50% de todas as medicações compradas no Brasil são utilizadas de forma irregular, ou seja, diferente do que é recomendado pelo fabricante. “Simplesmente pelo fato das pessoas terem acesso sem receita, prescrição ou orientação profissional, o que aumenta o uso inadequado em pacientes com contraindicações. No Brasil existem muitas farmácias, aquele atendimento de balcão, em que é possível comprar remédios sem receitas, não só do princípio ativo Semaglutida, mas de todas as outras classes”, diz. 

Prevenção: Saiba como identificar o câncer de pele no início

O médico que acompanha o paciente com sobrepeso ou obesidade (que conhece sua história, rotina e hábitos) é o profissional indicado para orientar de forma segura o uso da Semaglutida. “O medicamento é recomendado para o paciente que mudou o estilo de vida, que se alimenta de forma adequada e pratica atividade física, mas não perde peso. Nesse caso, é preciso avaliar a prescrição do remédio que atua em diferentes áreas do organismo, tanto no sistema nervoso central para inibir a fome e a sensação de saciedade quanto na velocidade do esvaziamento gástrico”, afirma o médico nutrólogo e do esporte. 

Pandemia da obesidade

A obesidade é uma doença complexa que requer tratamento. “É imprescindível que o paciente reorganize seus hábitos alimentares diários e use, conforme orientação médica quando necessário, algum remédio para ajudá-lo nesse processo. Caso o tratamento medicamentoso e a mudança do estilo de vida não surtam efeito pode ser indicado a cirurgia bariátrica, mas o médico avaliará cada paciente e indicará a melhor técnica”, pontua Rauen.

Dia da Gula: um olhar para um dos 7 pecados capitais

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade atingiu proporções epidêmicas em todo o mundo: cerca de 3 milhões de pessoas morrem por ano com sobrepeso ou obesidade. “Antes associada a países de alta renda, ela também é prevalente em países de baixa e média rendas”, complementa a OMS.  

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br