00:00
21° | Nublado

E se você tiver escovado os dentes de forma errada a vida toda?

Foto: Internet/ Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 02/06/2023

E se você tiver escovado os dentes errado a vida toda? Provavelmente isso fez você pensar!

Esses tempos, alguém me enviou um texto de uma colega dentista que dizia que se você "for passar fio dental após a escovação, é melhor nem passar”. 

Oi? 

Querida colega, não surte no pobre fio dental. A gente já tem dificuldade de convencer o paciente a colocar isso em sua rotina de cuidados diários; aí se ele passa o fio dental após a escovação, é melhor não passar? De jeito algum! 

Que passe o fio dental antes ou depois de escovar, que passe o fio! 

Antes que venha em sua cabeça a pergunta "como eu faço"?, eu responderei aqui: eu passo o fio antes de escovar os dentes. 

Você sabia que em sua boca há mais ou menos uma quantidade de 50 bilhões de bactérias? Sendo que, além delas, há restos de alimentos, células e tecidos em decomposição, etc... e, quando você passa o fio dental, vem um odor nele (caso você nunca tenha cheirado seu fio dental após passar, não é algo agradável, mas fica a dica para que você comprove o que estou escrevendo).

Eu sempre passo antes de escovar; pelo motivo de que a escovação vindo depois deixa um gosto bom e refrescante na boca.

Aí, outra paciente me encaminha uma postagem de um colega sobre a maneira correta de escovar os dentes, que o certo seria inclinando a escova em x graus, movimentos desse jeito, assim, assado. 

Claro que, se você não utilizar tanta força, e usar uma escova com cerdas macias, isso já será o ideal para a sua escovação, mas daí para qual técnica? O paciente escovando os dentes já está melhor do que se não escovar, certo? 

Será que o feito é sempre melhor do que o perfeito? 

Ao meu ver, sim. 

Quem faz, mesmo sem atingir a perfeição - que pra mim só existe quando a gente olha os filhos dormindo e pensa: "que perfeitos!" (risos) - pois, exceto isso, a perfeição não existe. 

Então, use o fio (antes ou depois da escovação, isso não importa), escove os dentes com escova macia e sem colocar força nesse ato, e, de preferência, vá ao dentista quando não estiver sentindo dor, e pelo menos uma vez ao ano. 

Vamos combinar que peguei leve nesse texto e nem puxei a orelha de ninguém. Isso manterá sua saúde bucal por muitos e muitos anos.

Seu sorriso agradece. 
Sua saúde também. 

E você ainda agradecerá por não ter dores de dente - que sempre surgem à noite ou num final de semana ou feriado quando os consultórios estão fechados. E vá escovar os dentes feliz, feliz, feliz. 


Obs: se tiver almoçado ou jantado e estiver enrolando pra escovar os dentes, depois de tantas vezes que repeti essas palavras, não custa nada levantar e ir ao banheiro fazer sua higienização bucal, né? 


Te espero por aqui,
@dentistaamandalima

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Amanda Lima

Cirurgiã dentista - Especialista em prótese dentária / Pós graduada em odontogeriatria


Ver outros artigos escritos?