00:00
21° | Nublado

Dieta X Risco de gota em mulheres

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 11/02/2022

Um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine de janeiro de 2022, avaliou as associações dos escores das dietas mais saudáveis recomendadas pelas Diretrizes Americanas de Dietas Para 2020 a 2025, com o risco de gota inicial nas mulheres.

A gota é uma doença inflamatória que acomete sobretudo as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia).

Os dados sobre gota específicos para as mulheres são escassos, apesar das diferenças percebidas em relação aos homens em seus fatores de risco e piora desproporcional em uma série de doenças e comorbidades em todo o mundo.

Essas Diretrizes recomendam múltiplos padrões rigorosos de dietas para a prevenção de eventos metabólicos e cardiovasculares, os quais podem ser também relevantes para a prevenção da gota nas mulheres.

O estudo prospectivo de coorte incluiu 80.039 mulheres americanas que fazem parte do Nurses’ Health Study, acompanhadas através de questionários a cada 2 anos, iniciando em 1984. As participantes não possuíam história de gota, e o estudo usou respostas de questionários até o ano de 2018. As análises estatísticas foram executadas no período de setembro de 2020 a agosto de 2021.

Foram analisados 4 padronagens de dietas saudáveis:

- Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH)

- Alternate Mediterranean Diet Score

- Alternative Healthy Eating Index (AHEI)

- Prudent

Foi analisado um padrão de dieta não saudável: Western.

Estes padrões foram usados para comparação com escores derivados de questionários de frequência com alimentos validados. O desfecho analisado foi o início de gota específica da mulher diagnosticada por um médico.

Durante 34 anos de acompanhamento, foram documentados 3.890 casos de gota feminina incidente. Comparado com o quintil menos aderente, as mulheres mais aderentes a dietas saudáveis tiveram um risco significativamente mais baixo de gota incidente, com taxas de risco ajustadas multivariáveis (HRs) 0,68 (IC 95%, 0,61-0,76) (DASH), 0,88 (IC 95% , 0,80-0,98) (Mediterrâneo), 0,79 (IC 95%, 0,71-0,89) (AHEI) e 0,75 (IC 95%, 0,73-0,90) (Prudente).

Inversamente, as mulheres com escores da dieta Western de quintil mais alto, tiveram risco 49% maior de gota (HR, 1,49; IC 95%, 1,33-1,68], P <0,001). Quando combinados, as mulheres mais aderentes à dieta DASH com índice de massa corporal normal (IMC; calculado como peso em quilogramas dividido pela altura em metros ao quadrado) tiveram um risco 68% menor de gota em comparação com as mulheres menos aderentes com IMC com sobrepeso ou obesidade; a redução de risco correspondente foi de 65% combinando alta adesão à dieta DASH sem uso de diuréticos.

Os autores do estudo concluíram que estes achados prospectivos de coorte em larga escala e longo prazo estendem os benefícios pleiotrópicos das Diretrizes Dietéticas Para Americanos de 2020 a 2025, para a prevenção da gota feminina, com várias dietas saudáveis que podem ser adaptadas às tradições alimentares individuais, preferências e comorbidades.

Fonte: JAMA Intern Med. Published online January 31, 2022.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?