00:00
21° | Nublado

Crianças e finanças: uma relação que precisa ser incentivada
Saiba como incentivar as crianças na gestão do dinheiro e no planejamento dos seus objetivos financeiros

Converse sobre dinheiro com as crianças de forma simples e compreensível para a idade delas. Explique a importância de economizar e como isso pode ajudá-las a realizar sonhos.(Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 06/10/2023

Outubro é o mês das crianças, uma época especial para celebrar a infância e fortalecer os laços com os pequenos. Mas você já pensou em aproveitar essa data para dar um presente que vai além dos brinquedos? Que tal ensinar educação financeira às crianças e ajudá-las a alcançar um objetivo financeiro?

Ajudar uma criança a alcançar um objetivo financeiro é uma maneira incrível de ensinar e mostrar na prática como fazer uma gestão financeira desde cedo. Além disso, essa experiência proporciona à criança a oportunidade de aprender a conquistar algo que deseja muito, entendendo que, para comprar, é preciso um certo esforço e planejamento.

Para André Goulart, coordenador de Comunicação, Marketing e Relacionamento com o Cooperado da Ùnilos, testemunhar a importância de ensinar as crianças sobre finanças desde cedo é uma experiência que traz esperança e otimismo quanto ao futuro das próximas gerações. “Ao longo dos anos, tenho visto como as crianças são incrivelmente receptivas e capazes de absorver conceitos financeiros quando apresentados de maneira adequada”, ressalta.

Saúde bucal: O distúrbio que afeta a mastigação e os dentes de 40% da população

Aqui estão algumas dicas para ajudar a iniciar essa jornada com as crianças:

1. Muita conversa e educação financeira: comece conversando sobre dinheiro com as crianças de forma simples e compreensível para a idade delas. Explique a importância de economizar e como isso pode ajudá-las a realizar sonhos.

2. Defina objetivos claros: ajude a criança a escolher um objetivo financeiro, como comprar um brinquedo específico, economizar para uma viagem em família ou até mesmo guardar dinheiro para o futuro.

3. Crie um plano para alcançar o objetivo: junto com a criança, crie um plano realista para atingir o objetivo. Estabeleça metas de economia e prazos para acompanhamento. Uma simples planilha ou quadro pode ajudar.

4. Mostre exemplos práticos: use exemplos práticos para explicar conceitos financeiros, como a diferença entre gastar e economizar dinheiro. De maneira simples mostre à criança o que você costuma fazer mês a mês para alcançar um objetivo financeiro em específico.

5. Considere uma mesada: para crianças maiores, uma mesada pode ser uma ótima maneira de praticar o gerenciamento do dinheiro. Ajude a criança a dividir sua mesada em categorias, como economizar, gastar e doar.

6. Acompanhe a criança durante o processo de economia: pratiquem juntos o ato de economizar. Mostre a ela como acompanhar o progresso em direção ao objetivo e celebrar as economias feitas. É importante estabelecer prioridades.

7. Elogie e recompense o esforço: reforce o bom comportamento financeiro elogiando e recompensando o esforço da criança. Isso a motivará a continuar economizando e planejando.

8. Deixe que a criança aprenda com experiências: mesmo que a criança cometa erros financeiros leves, permita que ela aprenda com essas experiências. Lembre-se: erros são oportunidades de aprendizado.

9. Ensine a paciência: mostre à criança que alcançar objetivos financeiros requer paciência. Isso ajudará a desenvolver a habilidade de adiar a gratificação.

10. Acompanhamento e revisão: faça um acompanhamento regular dos planos financeiros com a criança. Isso permite que ela veja seu progresso e faça ajustes conforme necessário.

Da redação

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045