00:00
21° | Nublado

Como o excesso de telas pode prejudicar a saúde bucal das crianças
Uso de celular antes de dormir está entre as principais causas do bruxismo na infância

'As telas resultam em um sono mais agitado tanto para os adultos quanto para as crianças, o que pode desencadear casos de bruxismo, ansiedade, apneia do sono e demais problemas na saúde', alerta especialista (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 05/01/2024

Mais de 25 milhões de crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, estão conectados à internet no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet em 2023. O dado corresponde a 95% dos brasileiros nessa faixa etária e liga um alerta para a saúde bucal das crianças. Apesar de esta ser uma relação pouco comum, odontopediatras já percebem que o uso excessivo de telas têm aumentado os casos de bruxismo nas crianças, condição caracterizada pelo ranger dos dentes durante o sono.

O odontopediatra Dr. Luiz Vicente Lopes explica que a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos antes do horário de dormir pode provocar alterações no sono, sendo percebida pelo cérebro como um sinal para permanecer acordado e em estado de alerta.

“As telas resultam em um sono mais agitado tanto para os adultos quanto para as crianças, o que pode desencadear casos de bruxismo, ansiedade, apneia do sono e demais problemas na saúde. Nas férias vemos que o número de crianças com bruxismo aumenta, justamente por passarem mais tempo no celular e tvs”, explica Luiz.

Saúde: Cresce o número de infartos em jovens

O uso constante de eletrônicos também pode levar a uma diminuição na produção de saliva, já que as crianças tendem a respirar pela boca enquanto estão concentradas nas telas. “A saliva desempenha um papel importante na proteção dos dentes contra cáries, e a falta dela pode aumentar a incidência de problemas dentários”, diz o Dr. Luiz.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que menores de 2 anos de idade não tenham acesso a telas. Entre 2 e 5 anos, no máximo uma hora por dia, e entre 6 e 10 anos, de até duas horas.

Bruxismo

O bruxismo na infância é caracterizado pelo hábito de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono e de forma involuntária. O odontopediatra explica que existem algumas formas de identificar o bruxismo nas crianças. “Os pais podem ouvir o ranger das crianças durante a noite, mas também podem perceber um desgaste anormal dos dentes. Se a criança reclama de dor na mandíbula ou dor de cabeça, principalmente ao acordar, este também é um sinal de alerta”, afirma.

Os casos de bruxismo em crianças muitas vezes é transitório e pode ser resultado de diversos fatores, como distúrbios do sono e respiratórios, ansiedade, refluxo gástrico, entre outros. “As telas antes de dormir deixam as crianças mais suscetíveis a esses distúrbios e quadros de ansiedade. Por isso é importante destacar que nós, odontopediatras, não tratamos o bruxismo. Nós identificamos e evitamos a progressão dos danos aos dentes, mas é necessário tratar a causa, seja com apoio de psicólogo, otorrinolaringologista, gastroenterologista, entre outras especialidades médicas”, finaliza Dr. Luiz.

Uma dica para o período de férias escolares é os pais promoverem atividades que evitem os eletrônicos, especialmente antes do horário de dormir, e estimulem o desenvolvimento das crianças com brincadeiras ao ar livre, prática de esportes e jogos recreativos.

Da redação

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045