00:00
21° | Nublado

Colesterol alto: efeitos na saúde vão além das doenças cardíacas
Também conhecido como hipercolesterolemina, ele é associado a doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames

Alimentação saudável e a prática de atividades físicas são essenciais para prevenir e reduzir os níveis de colesterol (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 12/08/2023

O colesterol alto, também conhecido como hipercolesterolemia, é amplamente associado a doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. No entanto, seus efeitos nocivos vão muito além, afetando diversos órgãos no corpo. É importante destacar que o colesterol alto geralmente é "silencioso", ou seja, não apresenta sintomas evidentes, o que torna necessária uma atenção especial.

Esta é uma das razões pelas quais é celebrado, em 8 de agosto, o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, criado pela Federação Internacional do Colesterol (ISA, em inglês). No Brasil, quatro a cada dez brasileiros possuem taxas de lipídio elevadas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

"O colesterol LDL, conhecido popularmente como 'colesterol ruim', quando em excesso, forma placas de gordura no interior das artérias, o que pode causar diferentes doenças, a depender de onde a passagem do sangue ficou obstruída", explica o médico de família e comunidade da Amparo Saúde, Leonardo Abreu.  

Condições 

Uma das consequências negativas do colesterol alto no corpo é a obstrução sanguínea nos membros inferiores. Isso pode levar a sintomas como dor, palidez e dificuldade para correr ou caminhar longas distâncias, dependendo do grau de obstrução.

Outro risco associado é o desenvolvimento da esteatose hepática, também conhecida como "fígado gorduroso". Caso não seja tratada, essa condição pode progredir para a cirrose hepática e até mesmo o câncer no fígado. Segundo Leonardo, “o aumento do colesterol no sangue está relacionado a um maior risco de adquirir essa doença”.

Curiosidade: Saiba como funciona o cérebro de um pai

A circulação sanguínea no cérebro também pode ser afetada pelo colesterol alto, aumentando o risco de demência vascular, caracterizada por perda de memória e outras funções cognitivas. Outro órgão que pode ser afetado pela condição é o pâncreas, já que o colesterol alto pode levar à formação de cálculos biliares, causando inflamação (pancreatite).

Quanto às doenças cardiovasculares, estima-se que quase 400 mil cidadãos brasileiros morram por essas condições até o final de 2023, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Dentre os problemas mais comuns relacionados está a aterosclerose e suas consequências, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas.  

Prevenção 

Felizmente, o colesterol alto pode ser tratado e prevenido. Adotar um estilo de vida saudável desempenha um papel fundamental na prevenção e controle do colesterol elevado. O médico Leonardo Abreu enfatiza alguns comportamentos essenciais para prevenir a condição.

“Para diminuir o chamado colesterol ruim (LDL), pratique atividade física, tenha uma alimentação saudável e consulte uma equipe de saúde para avaliação e orientações. Para aumentar o colesterol bom (HDL), consuma mais alimentos in natura, como verduras, frutas e legumes, e reduza o consumo de alimentos ultraprocessados”, orienta.

Além disso, realizar exames periódicos para avaliar os níveis de colesterol no corpo é importante. A bioquímica Luciana Figueira, explica que “o exame mais comum é o perfil lipídico, que analisa os níveis de colesterol total, triglicerídeos, colesterol LDL e colesterol HDL”.

Em alguns casos, o médico pode solicitar jejum de 12 horas antes do exame, mas isso depende do risco individual de cada pessoa, sendo sempre recomendado buscar orientação médica para determinar a periodicidade adequada para os exames. “A periodicidade na realização deste exame vai depender do risco de cada pessoa, que deve buscar orientação médica”, ressalta.

Fonte: Sabin

Da redação

 

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp