00:00
21° | Nublado

Cinco dicas e cuidados essenciais com a saúde ocular neste final de verão
Confira as medidas de proteção para os olhos, como utilizar óculos de sol ou lentes fotossensíveis e evitar a exposição solar contínua durante o período

Um ponto importante é investir na compra de óculos com material de boa qualidade e que ofereçam proteção adequada contra os raios UVA e UVB. (Foto: Freepik)

Publicado em 24/02/2024

O final do verão é marcado pelo registro de temperaturas mais altas, há também uma maior exposição ao sol e idas à piscina e à praia. Nesse período, é importante redobrar os cuidados com o corpo, a pele e a visão, uma vez que os olhos ficam mais vulneráveis aos raios ultravioletas. Para se proteger do sol, vale adotar algumas recomendações que contribuem para a proteção da saúde dos olhos nos dias de verão.

 

É fundamental investir nos cuidados com a saúde ocular no calor. Lembre-se de utilizar proteções como óculos solares ou lentes fotossensíveis, para preservar a visão e evitar a exposição direta dos olhos aos raios UVA e UVB. Também indicamos o uso de bonés, evitar a exposição solar e a prática de atividades expostas diretamente ao sol entre as 10h e 14h, além de hidratação contínua”, explica o Dr. Celso Cunha, médico oftalmologista.
 

Entre os principais problemas oculares que podem surgir nesse período, destacamos a possibilidade de queimadura solar, quando há exposição longa, agravamento de problemas oculares em pessoas que já possuem condições de saúde visual como olho seco, conjuntivite alérgica, além do aumento do risco para o desenvolvimento de catarata.
 

A seguir, confira cinco dicas para cuidar dos olhos em dias ensolarados:

  1. Utilize óculos de sol ou lentes fotossensíveis
    Nesta épocas do ano, os raios solares são mais intensos. Além de ser um acessório da moda, os óculos de sol são fundamentais para proteger a visão e evitar a exposição direta dos olhos aos raios UVA e UVB. Outro ponto importante é investir na compra de óculos com material de boa qualidade e que ofereçam proteção adequada contra os raios UVA e UVB. Adicionalmente, as lentes fotossensíveis também oferecem proteção para os olhos muito sensíveis à luz, além de facilitar a adaptação visual em ambientes internos e externos

     
  2. Cuidado com o protetor solar próximo aos olhos
    A utilização do protetor solar é essencial para a saúde da pele e deve ser aplicado diariamente. Porém, devemos ter cuidado ao passar o produto na região dos olhos. Ao entrar em contato com a visão, pode causar irritação em função das substâncias químicas presentes. Caso isso ocorra, a recomendação é utilizar uma solução fisiológica nova, pois é a melhor forma de lavar os olhos. Na ausência, é indicado o uso de colírio lubrificante e, como terceira alternativa, a lavagem dos olhos com água mineral.

     
  3. Cuidados na praia e piscina
    A exposição prolongada aos raios solares, mar, areia e piscina pode representar riscos à sua visão. Na praia, além dos óculos de sol, devemos estar atentos a três fatores que podem lesionar os olhos: o excesso de raios UV, a areia e a água, caso esteja contaminada com bactérias nocivas à saúde. Já na piscina, o excesso de cloro da água pode causar irritação conjuntival. É importante lavar os olhos com colírios lubrificantes, após sair da piscina. Adicionalmente, é recomendado proteger os olhos quando for nadar. Utilize óculos de natação para mergulhar e evite abrir os olhos embaixo d’água. Os microrganismos presentes no mar e na piscina podem lesionar os olhos.

     
  4. Cuidados com as lentes de contato
    Para quem tem o hábito de utilizar lentes de contato, é importante estar atento à higienização e evitar o uso dentro da água para não causar nenhum tipo de irritação. O uso de lentes de contato não é indicado para banhos de piscinas ou banheiras devido ao risco de infecções oculares graves, causadas por um protozoário chamado acanthamoeba.

     
  5. Evite coçar os olhos
    Coçar a região dos olhos favorece o risco de lesões. Esse hábito pode facilitar o maior encurvamento da córnea, levando à diminuição da qualidade da visão. Esfregar os olhos com frequência favorece o surgimento e agravamento do ceratocone porque o trauma contínuo sofrido pelo olho, vai, gradativamente, fragilizando e rompendo as fibras que mantêm a córnea estável. Além disso, o descolamento da retina é uma consequência de longo prazo de coçar excessivamente os olhos.

Apesar das dicas apresentadas, é importante ressaltar que na presença de qualquer desconforto ou problema visual, é indicada a visita a um médico oftalmologista. O diagnóstico precoce de algumas doenças pode ser essencial para o tratamento e correções necessárias. “Os cuidados com a saúde ocular devem ser constantes, invista em exames preventivos e fique em dia com a sua visão”, conclui médico oftalmologista e consultor da HOYA Brasil - Dr. Celso Cunha.

 

Da redação