00:00
21° | Nublado

Carnaval sem lesões: evite dores e machucados na folia

O cuidado do folião começa nos pés, com a escolha de calçados como o tênis com solados apropriados e amortecedores (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 17/02/2023

Não importa onde você vá pular o Carnaval. Seja na avenida, no camarote ou algum evento, o ritmo da festa exige muito do corpo, principalmente dos pés. Para aguentar a folia e evitar dores e lesões, é preciso usar calçados adequados, fazer alongamentos e descansar o corpo para recuperar para os outros dias, como explica a fisioterapeuta Milena Medrado.

“Durante esse período, as pessoas andam quilômetros, dançam mais do que estão acostumadas, e os locais muitas vezes tem irregularidades e obstáculos que podem causar tropeções. Até mesmo o aglomerado nos locais pode gerar situações como esbarrões e quedas, causando lesões”, diz.

Carnaval: fuja da ressaca e se mantenha saudável

O cuidado do folião começa nos pés, com a escolha de calçados como o tênis com solados apropriados e amortecedores, como os utilizados em atividades físicas, pois conseguem suportar melhor o impacto e não machucam. O material dos tênis e até das meias deve ser observado também para facilitar a circulação do ar. “Uma meia apertada, mal colocada e de tecido que não seja arejado pode “assar” os pés e causar um grande desconforto”, destaca a especialista.

Cuidado com o salto

Para quem não desce do salto, um alerta. Mesmo se não for andar muito, esse tipo de sapato pode causar dores nos pés, na coluna e ainda provocar entorse de tornozelo e joelho e luxação. As rasteirinhas e chinelos também não devem ser considerados, pois deixam os pés expostos e não oferecem o amortecimento necessário para essas ocasiões.

Na coluna Lifestyle: Cabelos grisalhos, movimento de libertação feminina, por Ceres Azevedo

E depois da folia, Milena dá algumas dicas para relaxar e recuperar o corpo. “Ao chegar em casa, pode fazer o famoso “escalda pés” que a vovó fazia e colocá-los na água quente. Depois, é bom elevar as pernas, por uns 20 minutos, para o favorecimento do fluxo sanguíneo e alívio da sensação de cansaço. Para quem tiver alguma lesão, com inchaço, local roxo, pode fazer compressa de gelo por 30 minutos, a cada duas horas. 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI