00:00
21° | Nublado

Bolhas de ar podem danificar seu cabelo
Esse termo pouco conhecido é dado para bolhas de ar que se formam nas hastes dos cabelos por danos térmicos

Especialista alerta que os equipamentos que emitem calor, como o secador e chapinha são os grandes responsáveis pelo problema (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 01/12/2023

Quem é apaixonada por haircare, geralmente usa muitas ferramentas para manter o cabelo em ordem, principalmente equipamentos que emitem calor, como secador, chapinha ou até mesmo babyliss. Porém, quando não se é usado um protetor térmico, as madeixas ficam expostas a altas temperaturas durante o uso desses equipamentos, surgindo assim o "bubble hair". 

Esse termo pouco conhecido é dado para bolhas de ar que se formam nas hastes dos cabelos por danos térmicos. Para entender um pouco mais sobre, Jackeline Alecrim, cientista e especialista em cabelos, explica que as fibras capilares contém espaços cheios de ar, chamados vacúolos, e quando as madeixas são lavadas e ficam molhadas, esses espaços normalmente acabam sendo preenchidos pela água. 

Se secarmos os fios encharcados e sem proteção térmica, isso faz com que a água vaporize e expanda esses vacúolos, formando bolhas de ar dentro dos fios", explica a cientista. 

Dessa forma, os cabelos acabam se tornando mais frágeis, favorecendo a quebra capilar, deixando as madeixas mais ásperas e ressecadas. Ademais, a longo prazo, a saúde do cabelo vai sofrer com muita intensidade. 

Yoga e gravidez: Como a prática pode ajudar no pré e pós-parto?

Além disso, de acordo com Jackeline, nenhum tipo de cabelo escapa dos danos causados pelo calor, apenas são diminuídos através de protetores térmicos. "Cabelos danificados, quebradiços, com frizz, sem brilho e sem maciez podem ter sido agredidos pelo 'bubble hair' sem a pessoa ter noção disso", afirma.

Afinal, há tratamento? 

Segundo Jackeline, se o 'bubble hair' se forma no fio, não há tratamento. Ou seja, ele é irreversível. Dessa forma, as madeixas irão quebrar sempre que as bolhas se formarem. "Através de uma avaliação capilar, identificamos essa disfunção e elaboramos um cronograma de mudança de hábitos de cuidados capilares que podem ajudar", aponta. E como prevenir o "bubble hair"? A boa notícia é que a ciência evoluiu e, sim, existem formas eficazes de se prevenir o problema antes que ele faça um estrago considerável nos fios. 

De acordo com Alecrim, o ideal é sempre optar pela prevenção. "Quando for usar secador, por exemplo, mantenha-o a uma distância razoável do couro cabeludo e dos fios com uma temperatura não tão elevada", explica a especialista. E se você é uma usuária assídua da chapinha e babyliss, a cientista recomenda não utilizar de forma alguma no cabelo ainda úmido. "Ainda é essencial investir em protetores térmicos, pois eles formam uma barreira ao redor do fio, permitindo uma secagem externa e protegendo a estrutura interna dos fios", destaca.

Da redação

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045