00:00
21° | Nublado

Aumento dos casos de Covid-19 e sintomas leves: saiba os motivos

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 14/01/2022

Por que grande parte da população do Brasil teve Covid-19 nestes dias de início do ano 2022 e quase todos evoluíram apenas com a forma leve da doença? Por que os colegas médicos que trabalham nas emergências dos hospitais da Grande Florianópolis, relatam que atenderam a uma enxurrada de pacientes que testaram positivo para Covid-19 nos primeiros dias do ano e, praticamente, todos os pacientes apresentavam apenas uma gripe leve?

Por que houve uma explosão de Covid-19 no mundo todo nesses dias de início de ano e a imensa maioria evoluiu com a forma leve da doença? Por que nas duas primeiras semanas do ano, os poucos casos que evoluíram com a forma grave da Covid-19 no Brasil e no mundo, eram quase todos de pessoas não vacinadas ou com a vacinação incompleta?

Essas perguntas têm vindo à tona nos últimos dias e são motivos frequentes de discussão entre as pessoas e as opiniões ficam divididas. O Governo Federal e o Ministério da Saúde recomendam a vacinação em massa da população, todavia, no Brasil, assim como na maioria dos países livres, ela não é obrigatória. Há quem não queira se vacinar e, isso, evidentemente, deve ser respeitado. Entre as sociedades médicas do Brasil há uma unanimidade na recomendação da vacinação contra a Covid-19 para toda a população. Essa recomendação estende-se também para as crianças acima de 5 anos de idade.

No Brasil, a campanha de vacinação contra a Covid-19, coordenada pelo Ministério da saúde, foi um sucesso e quase toda a população do país está vacinada.

Apesar do número de novos casos diários estar aumentando acentuadamente nos últimos dias em todo o mundo, o número de mortes diárias vêm diminuindo. Isso pode significar que a variante Ômicron tem um poder de transmissão maior, mas é menos agressiva do que a Delta e a forma selvagem.

Um fator de confusão nisso aí é que a forma selvagem pegou o mundo inteiro sem defesa, e a Ômicron está pegando o mundo inteiro já vacinado. Levando em conta essas considerações, a variante Ômicron pode estar ajudando a fazer um reforço na imunização de toda a população mundial. Há quem já comece a prever que, após essa grande onda de Covid-19 em todo o mundo neste início de ano, a pandemia deve chegar ao fim e continuaremos a ter apenas casos isolados, da mesma forma que estamos convivendo com a Gripe A. Provavelmente, toda a população precisará ser vacinada a cada ano, assim como já é feito com a vacina da Gripe A.

 

Texto escrito pelo Dr. Jamil Mattar Valente

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?