00:00
21° | Nublado

Aplique capilar pode causar ou aumentar queda dos fios, diz especialista

É essencial avaliar a condição atual dos fios, estudar técnicas e tratar tanto do couro cabeludo quanto da fibra capilar para que ambos estejam saudáveis (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 03/11/2023

Muitas mulheres se renderam à prática de usar aplique nos cabelos. Entretanto, mesmo com toda tecnologia e inovação do mercado, algumas dessas técnicas acabam danificando os fios e ocasionando queda mais acentuada. Segundo a especialista Viviane Coutinho, membro docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), isso acontece por conta da tensão gerada pelo uso recorrente de apliques.

Foi o que aconteceu com a atriz Flavia Magnani. Ela usou aplique nos cabelos por quatro meses e, em consequência, viu agravar, ainda mais, a queda que ela já buscava solucionar desde a infância. “Passei por muitos dermatologistas e o problema nunca foi resolvido. Sempre que busco ajuda, me prescrevem o mesmo que meu pai usava há 50 anos… Meu cabelo sofreu um desgaste muito grande por conta do aplique, já que o cabelo precisava ser desfiado onde eu prendia o ‘tic-tac’, o que o fez cair ainda mais”, relata.

A especialista explica que há contraindicação também para o uso de apliques: “Quem passa por algum tipo de processo de queda aguda ou com um processo inflamatório é, justamente, quem tem mais sensibilidade e apresenta as maiores chances de alopecias maiores”, afirma.

Novembro Azul: Conheça os cânceres que mais acometem homens no Brasil


Além disso, Viviane diz que o cuidado também precisa ser redobrado na hora da limpeza, que pode ser feita todos os dias: “Devido à dificuldade de manuseio, a higienização dos fios exige cuidado, pois há maiores chances de proliferação fúngica. Por isso, é preciso ser feita uma boa secagem, para não abafar áreas mais úmidas e aumentar o dano. Se estiver perto da hora de dormir, sugiro usar o secador. Dormir com o cabelo molhado nunca é uma opção saudável e adequada”.

Após muitas tentativas frustradas, Flavia revela que, finalmente, tem conseguido resolver sua situação, já que encontrou métodos que estão surtindo bons efeitos: “Quando morei nos EUA, lembro que a água era potável e, por isso, meu cabelo ficou lindo e saudável como nunca esteve. Então, agora, passei a fazer o último enxágue no banho com água mineral e também passo um leave-in. O avanço da medicina me dá esperanças de que não vou mais ter vergonha do meu cabelo”, assume.

“É essencial avaliar a condição atual dos fios, estudar técnicas e tratar tanto do couro cabeludo quanto da fibra capilar para que ambos estejam saudáveis”, aponta a especialista como a melhor maneira para prevenir a queda. “A terapia capilar está disponível para cuidar e prevenir, mostrando que cada caso é um caso e que a saúde precisa estar, antes de tudo, em primeiro lugar”, conclui.

Da redação


 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045