00:00
21° | Nublado

Acolha e entenda as suas emoções, por Lenita Palavro

Aqueles que desenvolvem uma boa regulação emocional geralmente têm relacionamentos mais bem-sucedidos, lidam melhor com o estresse e tomam decisões mais ponderadas (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 06/10/2023

Oriento meus pacientes a perceber a emoção básica que sentem quando falam de suas questões. Costumo dizer que nenhuma emoção é boa ou má, a emoção é o que o corpo faz para nos trazer para o presente, nos ajudando a ter mais bem-estar. Sem elas, nos distraímos com o passado ou com o futuro e deixamos de aproveitar oportunidades importantes de melhoria da nossa qualidade de vida.

Durante a infância, as emoções são essenciais para a formação de vínculos emocionais seguros, que são uma base para relacionamentos saudáveis na vida adulta. A habilidade de entender e expressar emoções é crucial para o desenvolvimento da empatia e das habilidades sociais, que são essenciais para navegar em contextos sociais complexos.

À medida que crescemos, nossa compreensão e gestão das emoções continuam a evoluir. A regulação emocional, que é a capacidade de controlar e lidar com emoções intensas, torna-se cada vez mais importante.

As emoções são funções estruturantes da nossa consciência e da nossa personalidade. Quando lidamos bem com elas podemos caminhar rumo à ampliação da nossa consciência. Mas, quando as reprimimos ou agimos de maneira rígida e unilateral, nosso desenvolvimento se represa e podemos desenvolver os mais variados sintomas. Por isso, precisamos cuidar muito bem das nossas emoções, compreendendo a importância de cada uma delas.

Aqueles que desenvolvem uma boa regulação emocional geralmente têm relacionamentos mais bem-sucedidos, lidam melhor com o estresse e tomam decisões mais ponderadas. Falar de tristeza em tempo de redes sociais, em que a alegria e sorrisos são supervalorizados, torna-se muito importante. Em geral, a tristeza costuma ocupar o lugar de algo a ser evitado, sendo assim negada. É somente quando ela tem seu espaço estabelecido, que as outras emoções vão se organizando.

Dessa forma, resgata-se a importância da vivência dos dois pólos dos opostos. Afinal, só é possível experienciar a alegria quando a tristeza é sentida. O equilíbrio da vida está na consciência do equilíbrio yin yang. 
 
A totalidade, a plenitude da vida, exige um equilíbrio entre sofrimento e alegria. Mas, como o sofrimento é positivamente desagradável, é natural que se prefira nem conhecer a medida do medo, a inquietação para a qual o homem foi criado. É por isso que se diz sempre, benevolentemente, que tudo vai melhorar, que se vai alcançar a maior felicidade do mundo, sem pensar que a felicidade também está contaminada enquanto não se completar a dose de sofrimento.

Não devemos evitar o sofrimento, mas acolher os sentimentos e emoções negativas que precisamos olhar, as nossas sombras, que estão nas memórias afetivas celulares do DNA, traumas, estímulos e memórias que temos desde nossa infância, crenças negativas e limitantes, padrões repetitivos, bloqueios e tudo o que reprimimos. 

"Em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo
– viviam com um transtorno mental." Genebra, 17 de junho de 2022 (OMS)

"O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios
ocorreram antes dos 50 anos de idade." Genebra, 17 de junho de 2022 (OMS)

"A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia." Genebra, 17 de junho de 2022 (OMS)

"30% dos profissionais sofrem da Síndrome de Burnout no Brasil; 47,3% dos trabalhadores apresentaram sintomas de ansiedade e depressão durante a pandemia.
Desse total, 27,4% apresentam os dois distúrbios ao mesmo tempo." Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

"O Brasil está na 2ª colocação no ranking dos países com trabalhadores com cansaço excessivo." Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

 

O esgotamento emocional e mental é uma das principais doenças desta década. Procurar especialistas e mudar nossos hábitos de saúde e bem-estar são recomendações importantes para encontrar a cura e o equilibrio mental e emocional. Buscar entender a si mesmo é um ato de amor próprio e saúde. O bem-estar é um estado de satisfação no qual a pessoa se sente bem física e emocionalmente.

 Como posso buscar o equilíbrio e o bem estar?

• Cuide da saúde física. 
• Tenha boas relações. 
• Valorize os momentos de lazer.
• Diminua o tempo on-line. 
• Estabeleça objetivos. 
• Priorize seu sono.
• Tenha ajuda profissional.

Cuide das suas emoções! Estou aqui para auxiliá-lo(a) neste processo de autoconhecimento!


Por Lenita Palavro
Terapeuta Integrativa Vibracional
@lenitapalavromct
 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Lenita Palavro

Fisioterapeuta Especialista em Medicina Tradicional Chinesa / Terapeuta Quântica Vibracional / Neurociência


Ver outros artigos escritos?