00:00
21° | Nublado

10 passos para uma alimentação saudável
Dicas podem ajudar a melhorar a saúde

Procure fazer compras de alimentos em mercados, feiras livres e feiras de produtores e outros locais que comercializam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados. (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 08/04/2022

Em alusão ao dia 7 de abril, nessa quinta-feira, em que se comemorou o Dia da Atividade Física, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, venho hoje apresentar os 10 passos para uma alimentação saudável. Pois há muitas informações sobre alimentação e saúde, mas poucas são de fontes confiáveis.

Nos meios de comunicação em geral, são enfatizados alimentos específicos, propagados como “superalimentos”, induzem a modismos e levam muitas vezes à depreciação de alimentos e práticas alimentares tradicionais. Ouço o termo "comida fit", de alimentação saudável, confundida com dietas para emagrecer. Por vezes, matérias informativas passam a fazer publicidade de alimentos ultraprocessados.

Você sabia que o Guia Alimentar para a População Brasileira é um instrumento de apoio às práticas de alimentação saudável na promoção da saúde tanto das pessoas, familias como coletividades? É uma fonte confiável de informações e recomendações sobre alimentação adequada e saudável.

E este guia sugere os 10 passos para uma alimentação saudável:

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL

1 - FAÇA DE ALIMENTOS IN NATURA OU MINIMAMENTE PROCESSADOS A BASE DA ALIMENTAÇÃO:

Alimentos de todos os tipos – grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes – e variedade dentro de cada tipo – feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes etc e, predominantemente, de origem vegetal. Esses alimentos são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e sustentável.

2 - UTILIZE ÓLEOS, GORDURAS, SAL E AÇÚCAR EM PEQUENAS QUANTIDADES AO TEMPERAR E COZINHAR ALIMENTOS E CRIAR PREPARAÇÕES CULINÁRIAS:

Óleos, gorduras, sal e açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem torná-la nutricionalmente desbalanceada e devem ser utilizados com moderação em preparações culinárias.

3 - LIMITE O CONSUMO DE ALIMENTOS PROCESSADOS:

Os ingredientes e métodos usados na fabricação de alimentos processados – como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos – alteram de modo desfavorável a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam. Podem ser consumidos em pequenas quantidades como ingredientes de preparações culinárias ou parte de refeições com alimentos in natura ou minimamente processados.

4 - EVITE O CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS:

Alimentos ultraprocessados – como biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote”, refrigerantes e “macarrão instantâneo” – são nutricionalmente desbalanceados devido a seus ingredientes. Por conta de sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos in natura ou minimamente processados. A praticidade e a apresentação, bem como suas formas de produção, distribuição, comercialização e consumo afetam de modo desfavorável a cultura, a vida social e o meio ambiente.

5 - COMA COM REGULARIDADE E ATENÇÃO, EM AMBIENTES APROPRIADOS E, SEMPRE QUE POSSÍVEL, COM COMPANHIA:

Procure fazer suas refeições em horários regulares todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições. Coma com atenção e desfrute o que está comendo. Procure comer em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimento. Coma em companhia, com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou escola, sempre que possível., pois favorece o comer com regularidade e atenção, combina com ambientes apropriados e amplia o desfrute da alimentação.

6 - FAÇA COMPRAS EM LOCAIS QUE OFERTEM VARIEDADES DE ALIMENTOS IN NATURA OU MINIMAMENTE PROCESSADOS:

Procure fazer compras de alimentos em mercados, feiras livres e feiras de produtores e outros locais que comercializam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados. Prefira legumes, verduras e frutas orgânicos, da estação e cultivados localmente, de base agroecológica, de preferência diretamente dos produtores.

7 - DESENVOLVA, EXERCITE E PARTILHE HABILIDADES CULINÁRIAS:

Você sabe cozinhar? Então compartilhe com familiares, amigos, até mesmo crianças, sem distinção de gênero e procure desenvolver mais essas habilidades praticando e inovando. Se você não sabe cozinhar – e isso vale para homens e mulheres –, procure adquirir essa habilidade. Para isso, converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, eventualmente faça cursos e... comece a cozinhar!

8 - PLANEJE O USO DO TEMPO PARA DAR À ALIMENTAÇÃO O ESPAÇO QUE ELA MERECE:

Planeje as compras de alimentos, organize a despensa doméstica e defina com antecedência o cardápio da semana. Divida com os membros de sua família a responsabilidade por todas as atividades domésticas relacionadas ao preparo das refeições. Faça da preparação das refeições e do ato de comer momentos privilegiados de convivência e prazer. Certifique-se como você tem usado o seu tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço para a alimentação.

9 - DÊ PREFERÊNCIA, QUANDO FORA DE CASA, A LOCAIS QUE SIRVAM REFEIÇÕES FEITAS NA HORA:

No dia a dia, procure locais que sirvam refeições feitas na hora e a preço justo. Restaurantes de comida a quilo podem ser boas opções, assim como refeitórios que sirvam comida caseira em escolas ou no local de trabalho. Evite redes de fast-food.

10 - SEJA CRÍTICO QUANTO A INFORMAÇÕES, ORIENTAÇÕES E MENSAGENS SOBRE ALIMENTAÇÃO VEICULADAS EM PROPAGANDAS COMERCIAIS:

Lembre-se de que a função essencial da publicidade é aumentar a venda de produtos, e não informar ou, menos ainda, educar as pessoas. Avalie com crítica o que você lê, vê e ouve sobre alimentação em propagandas comerciais e estimule outras pessoas, particularmente crianças e jovens, a fazerem o mesmo.

Para mais informações acesse o Guia Alimentar para a População Brasileira na íntegra no link abaixo:

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view

VIVA COM SAÚDE

E-mail: mcmnutri@gmail.com

O conteúdo pode ser compartilhado utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!