00:00
21° | Nublado

Você já conquistou sua independência emocional?, por Camila Haik

Em entrevista inédita, autora carioca Camila Haik comenta a importância de se priorizar, tema abordado no livro 'meu sonho me contou' (Crédito de fotos: Amanda Nakao/Divulgação) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 22/08/2021

Para amar o outro, é necessário primeiro aprender a amar a si mesmo. Em "meu sonho me contou", a autora Camila Haik empresta o nome para a protagonista, que embarca em uma jornada de autoconhecimento e amor-próprio. A história começa quando a carioca conhece Miguel, um marinheiro que se aventura pela imensidão do mar e pelas ondas do Rio de Janeiro.

O enredo relaciona momentos comuns da rotina com reflexões sobre a vida e os sentimentos. Na narrativa, o leitor é quase personagem, uma espécie de ouvinte dos desabafos e conselhos de Camila, enquanto a instigante história de amor se desenrola.

Em entrevista inédita, a autora conta detalhes da produção da obra e traz reflexões sobre a vida e a forma de enxergar o próximo, além de comentar os motivos que a fizeram escolher os temas abordados no enredo. 

Confira:

Por que você decidiu entre tantos gêneros escrever este? Teve algum escritor ou escritora como inspiração?

Decidi escrever nesse gênero porque foi o que fluiu para mim. Eu sonhei, acordei e escrevi. Foi o que eu senti mesmo. Quanto à inspiração, acredito que tenha sido a Rupi Kaur, que me inspira a escrever com o coração.

Quando e como surgiu sua paixão pela escrita?

Minha paixão pela escrita surgiu desde que aprendi a escrever. Comecei escrevendo música, depois fui para a poesia e tudo fluiu para os textos. Um grande incentivador da minha carreira de escritora foi o Tumblr. Amava publicar meus textos lá!

Quais são os desafios de ser escritor(a) no Brasil?

O reconhecimento. As pessoas, infelizmente, não se interessam por autores nacionais, porque pensam que são ruins. Então penso que o maior desafio do escritor nacional é o reconhecimento, é fazer todo mundo ler e valorizar o seu trabalho. No Brasil, a cultura é desvalorizada. Precisamos mudar isso!

 

Como surgiu a inspiração para criar este livro? Qual foi a motivação?

Foi um sonho! Eu sonhei, acordei e escrevi. E a motivação foi a história. Achei lindo como a minha imaginação fluiu enquanto eu escrevia. O desejo de contar essa aventura para o mundo foi a minha maior inspiração. O nome, "meu sonho me contou", vem daí.

“Meu sonho me contou” fala muito de amor-próprio. Qual a importância de abordar o tema?

É importante porque nós não somo ensinados a isso. Ninguém nos conta que, para amar o outro, a gente precisa primeiro amar a gente. Tudo nos condiciona a anular os nossos desejos, as nossas vontades, os nossos sonhos, enfim, para beneficiar o outro. E isso não é bom, né? Falar sobre amor-próprio é falar sobre verdade, sobre autoestima, sobre confiança. É acreditar em quem a gente é e batalhar todos os dias para ser a nossa melhor versão. Não é sobre se olhar no espelho e se achar incrível; é se achar incrível e ter certeza de que é incrível independente dele.

A protagonista também se chama Camila. Ela foi inspirada nas suas próprias vivências?

Sim! Muito do que a Camila vive, eu já vivi. Ela é eu em outro universo, eu acho. Quase que um "Camilaverso". Hahaha!

Você fez alguma pesquisa para escrever o livro, qual? Quanto tempo levou para escrevê-lo?

Não fiz pesquisa, porque tudo foi muito baseado nas minhas experiências. Quase como uma vida de pesquisa. E eu levei duas semanas! Socorro! Foi tudo muito rápido e o processo foi especial demais.

Você escreveu essa obra pensando em qual público-leitor?

Jovem-adulto. São pessoas que estão à procura de se apaixonar por elas mesmas.

Além desse lançamento, você pretende publicar outros livros ou uma continuação para a história?

Pretendo publicar outros livros, sim! Inclusive, já estou escrevendo outros. Quanto à continuação para a história, digo que sim, terá outro livro relacionado a "meu sonho me contou", mas não vai ser bem uma continuação… Precisa ler para entender.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp