00:00
21° | Nublado

A mais votada: Manu Vieira, vereadora recém-eleita em Florianópolis com 3.500 votos, conversa com o Imagem da Ilha

Clique na foto para ampliar. Foto: Arquivo pessoal

Publicado em 18/11/2020

Manezinha da ilha, Manu Vieira (NOVO) é a vereadora mais bem votada entre as cinco mulheres eleitas no último domingo, 15, e a quarta com o maior número de votos no ranking geral dos novos vereadores. Ela é empresária e filiada ao partido NOVO desde 2016. Formada e mestre em Nutrição pela UFSC, com MBA em Gestão de Negócios, foi dona de 2 restaurantes, coordenadora de área do Hospital Baía Sul e consultora de negócios.

Confira a entrevista que Manu Vieira concedeu ao Imagem da Ilha:

Imagem da Ilha: A senhora teve a quarta maior votação entre os 23 vereadores eleitos sem nunca ter disputado uma eleição. Foi a mulher melhor votada entre as cinco eleitas, com mais de 3500 votos. Qual o segredo para sair do quase anonimato direto para uma cadeira na Câmara? O que, acredita, mudará na sua vida a partir da posse?

Manu Vieira: O segredo é muito trabalho. Durante a campanha cheguei a estragar um tênis de tanto ir pra rua, falar com pessoas e divulgar ideias nas sinaleiras. Me esforcei muito para encontrar maneiras criativas de divulgar minhas propostas e valores nas redes sociais. Além disso, não me considero uma anônima, me considero alguém que representa pessoas que acreditam nas ideias da liberdade e que veem desde 2016 trabalhando como voluntários para divulgar o NOVO. E minha vida muda parcialmente, porque quero continuar fazendo projetos de capacitação de pessoas, que independem da política, e quero formar grupos de estudo para formar mais lideranças políticas capacitadas! 
 
Imagem da Ilha: A senhora é mestre em Nutrição pela UFSC e chegou lá sempre estudando em escola pública, como destaca seu site pessoal. O que a senhora diria para jovens que têm o mesmo sonho?

Manu Vieira: Construa sua realidade! Sempre me motivei e me dediquei, sabendo que no futuro iria valer a pena, apesar das dificuldades sabia que era possível conquistar vitórias! 
Mas também quero dizer que há soluções para tornar a realidade do ensino público melhor. Pesquisas que comprovam que o ambiente escolar influencia muito na formação do aluno, por isso quero muito trabalhar pela pauta da educação, quero garantir que o investimento de fato eficiente e que permita aos estudantes se motivarem ainda mais.
 
Imagem da Ilha: A partir de 2005 a senhora também foi empreendedora. Já teve, inclusive, um restaurante com sua mãe até recentemente. A pandemia causou e continua causando grandes prejuízos ao setor de serviços. Baseada em sua experiência pessoal, o que os micro e pequenos empreendedores mais necessitam no curto prazo? Alguma iniciativa prevista nesse sentido na Câmara?

Manu Vieira: Primeiro de tudo é importante deixar claro que não é possível se fazer um novo lockdown como foi feito. Muitas empresas fecharam, milhares de pessoas perderam seus empregos. Os microempreendedores não vão suportar fechar as portas novamente!
No curto prazo é fundamental lutarmos para que não haja nenhum aumento de impostos ou taxas. O pagador de imposto não pode ser ainda mais onerado por conta da crise!
Já no longo prazo, é importante melhorar o ambiente de negócios da capital. Reduzindo burocracias para facilitar a vida de quem empreende, fazendo reformas que visem o equilíbrio financeiro da prefeitura para que então nós possamos reduzir impostos! 
Precisamos parar de tratar o empresário como culpado e tornar a vida de quem se arrisca para gerar emprego e renda mais fácil! 
 
Imagem da Ilha: Qual sua opinião sobre o movimento feminista?

Manu Vieira: Eu não acredito em um movimento que segrega pessoas, eu acredito na integração e inclusão de pessoas. Inclusive foi por isso que decidi entrar na política: sentia falta de representação, por isso me capacitei, trabalhei muito e busquei a mobilização de pessoas porque entendo que há muito o que precisa ser feito para melhorar as oportunidades para  todos indivíduos e essa vai ser minha maior bandeira.
 
Imagem da Ilha: Essa é a primeira vez que o Novo elege vereador em Florianópolis. Qual, afinal, a principal novidade que a legenda trará aos trabalhos legislativos?

Manu Vieira: A novidade que o partido NOVO traz é a defesa da liberdade, a defesa do pagador de impostos que sustenta a máquina pública. Somos um partido que não usa dinheiro público, conquistamos um resultado importante somente com doações de filiados e apoiadores e muito trabalho voluntário. Por isso para mim é muito significativo ter tido a quarta maior votação da cidade, isso mostra que é possível sim fazer uma campanha respeitando o dinheiro do pagador de impostos, apenas baseada em ideias! Agora começa um trabalho de discussão da redução da máquina pública, de combate a leis inúteis, burocracia e a redução de privilégios! 
 
Imagem da Ilha: O que a senhora vislumbra para 2022? O Novo vai lançar candidato próprio a governador?

Manu Vieira: O protagonismo do NOVO em Santa Catarina cresceu muito. Além de um deputado federal e um deputado estadual, temos agora 10 vereadores no estado e um candidato a prefeito que foi para o segundo turno em Joinville, o Adriano! Isso significa que o trabalho que vem sendo feito, está rendendo frutos! Um dos nossos valores é a visão de longo prazo, acredito que em 2022 o NOVO não se furtará do debate, mas agora é momento de construção de lideranças, por isso quero convidar a todos que querem debater as ideias da liberdade, de redução de impostos e burocracia, a fazerem parte desse projeto, para que tenhamos cada vez mais candidatos com bons currículos e estejam preparados para representar bem os valores e ideias do partido no futuro.


Por Urbano Salles

 

E agora que você chegou até aqui, gostaríamos de fazer um comentário sobre a sua leitura de nossas postagens. Como você tem acompanhado, nossas matérias são diferentes de outros sites de notícias; não temos anúncios no meio dos textos. Isso mesmo! Para não serem invasivos na sua leitura, nossos anunciantes estão em local fixo. Porém, essa receita, infelizmente, não é suficiente para manter os nossos custos.

Precisamos, E MUITO, de você como um leitor apoiador. Já que para mantermos o site assim, com bom conteúdo e livre dos anúncios “paraquedas”, precisamos do seu apoio! Será que podemos contar contigo? Dá só uma olhada nessa nossa ideia de apoio: Acesse   imagemdailha. Se for viável, contamos com você! Pode ser?