00:00
21° | Nublado

Entrevista com Márcia Luz: 'O poder transformador da gratidão'
Especialista no assunto, Márcia Luz ensina a utilizar todos os benefícios da prática no dia a dia

Márcia Luz é a primeira pessoa a defender uma Tese de Doutorado sobre Gratidão no mundo (Foto: Divulgação)

Publicado em 31/12/2021

Psicóloga, Palestrante e Doutora em Filosofia da Administração, Márcia Luz é a primeira pessoa a defender uma Tese de Doutorado sobre Gratidão no mundo, em banca internacional. Autora de 14 livros, sendo 7 deles exclusivos sobre este tema, nos 30 anos de caminhada profissional, já ajudou mais de 600 mil alunos. Seus vídeos no Youtube somam milhões de visualizações. Em entrevista ao Imagem da Ilha, ela fala sobre o poder da gratidão na vida das pessoas e como usá-la da maneira correta para obter todos os seus benefícios.

Imagem da Ilha: Qual é a importância do autoconhecimento?

Márcia Luz: Eu acredito que nós viemos para esse mundo para evoluir, para nos tornarmos pessoas melhores. E só existe um jeito para nos tornarmos melhores, segundo Mateo Kelly, que é um autor de livros muito interessante na linha do autodesenvolvimento, como por exemplo “Os 7 níveis de intimidade” e “O ritmo da vida”. Você só consegue se tornar um ser humano melhor se você ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo. É só no processo de ajuda mútua que você consegue crescer. E, se você não se autoconhecer, se você não souber quais são as suas forças e fraquezas , as tuas limitações e as tuas potencialidades, você fica rodando em círculos, você não sai do lugar. Por isso, é bem importante se conhecer, saber o que você tem de bom pra se apropriar das suas forças, e o que você precisa desenvolver pra se tornar uma pessoa melhor. E só o autoconhecimento é capaz de fazer isso por nós.

De que forma a gratidão pode transformar a vida das pessoas?

A gratidão é a força da natureza mais poderosa que nós possuímos. Na Bíblia, mais de 300 passagens nos estimulam a sermos gratos, a louvar, a dar graças, mas a gente não se dá conta de como isso é poderoso. A gratidão é poderosa porque ela muda o nosso olhar. Tem gente que acha que gratidão é dizer “muito obrigado” quando alguém faz algo por ela. O nome disso não é gratidão, é educação. Tem gente que acha que gratidão é ir à Igreja e agradecer a Deus. O nome disso também não é gratidão, é oração, é louvor. O que é gratidão então? É uma mudança de olhar. É parar de olhar para os obstáculos e olhar para as oportunidades, parar para o que “está dando ruim” e olhar para o que “está dando bom”. Parar de olhar para os problemas e olhar para as bênçãos. Quando você muda esse olhar, a vida dá mais do mesmo e você vai ganhar mais daquela nova coisa que você está olhando. Portanto, a tua vida muda completamente em todas as áreas.

Qual é a forma mais efetiva de se usar a gratidão para obter os seus benefícios?

Ela precisa virar uma prática, um hábito, e não algo que você repete como um papagaio. Você precisa ter exercícios para praticar durante o dia. Os meus alunos do curso “A gratidão transforma” tem 33 exercícios diferentes, um por dia, que eles vão praticar, onde a pessoa conscientemente pratica a gratidão ao longo do dia. E, por ela mudar o hábito e o comportamento, ela muda o olhar e, portanto, a vida.    

Qual é a diferença entre a gratidão e outras formas de agradecimentos?

Foi o que eu expliquei anteriormente. Tem gente que confunde a prática da gratidão com a educação ou com a oração. Educação é, sim, importante, as pessoas precisam ser educadas; oração é importante, é fundamental; mas nada disso substitui a gratidão.

Sobre o que nós devemos ser gratos em 2021?

Devemos ser gratos a todas as coisas, inclusive aos problemas. Sabe por quê? Porque os problemas nos fazem amadurecer. É como se a gente viesse ao mundo sendo uma pedra preciosa que ainda não foi lapidada. E, quando você tem problemas, você vai se lapidando e melhorando como ser humano. As pessoas que se apropriam dos problemas, aprendem com eles e crescem, se transformam em pessoas melhores. Uma vez eu li uma frase que diz assim: “Se parar de acontecer problemas em sua vida caia de joelhos e diga a Deus: deus porque você não confia mais em mim?” Porque a gente só recebe os problemas de acordo com o nosso preparo. Se você está tendo poucos problemas, poucos desafios, é porque você está sendo pequeno e está na hora de crescer. Então a gente agradece por absolutamente tudo, fazendo uma retrospectiva, lembrando das coisas boas e lembrando o que aprendeu com as coisas ruins. Não que você vá ficar feliz pelas coisas ruins, mas você vai agradecer pelas aprendizagens que você teve a partir delas.

Existe algum segredo para prosperar financeiramente em 2022?

O segredo mais poderoso que eu conheço pra ter esse resultado é a gratidão. Quando você agradece pelo pouco é como se o Universo dissesse assim: “Ah Essa pessoa gostou do que eu mandei”, e aí o Universo manda mais. Aí você agradece de novo, e o Universo manda mais. Eu costumo falar para os alunos do meu curso “A gratidão transforma a sua vida financeira”, que, se eles acharem uma moedinha no meio da rua, nada de dizer “ah, é só uma moedinha e eu não vou abaixar pra pegar uma moeda insignificante dessa que não vai mudar a minha vida”. Pegue sim! “Ah mais ela tá suja!”. Leva pra casa, lava, limpa, dá uma polidinha e ela vai ficar novinha em folha. Sabe por quê? Por que ao fazer isso e na hora de fazer você agradece pelo dinheiro que você encontrou, a tua mente entende que você gostou de ganhar dinheiro. Pouco importa se o dinheiro foi uma moeda de 10 centavos uma nota de R$ 100. Você mandou uma mensagem para o Universo: “Universo, você me enviou um dinheiro e eu adorei. Manda mais!” E aí vai vir mais e você agradece de novo e vai vir mais e você agradece de novo . E assim por diante. Se você passa por uma moeda com descaso dizendo “isso não vai mudar nada na minha vida”, é como se você mandasse uma mensagem para o Universo: “achei dinheiro e não quis. Eu não quero ganhar dinheiro”. E aí a vida dá mais do mesmo, vai te dar mais falta de dinheiro.

Algumas cores terão maior importância em 2022?

Eu não sou especialista em cromoterapia. O que eu conheço de cores é o suficiente pra eu trabalhar o meu padrão vibracional. Então, cada cor mexe com uma emoção diferente. O verde, por exemplo, provoca a ousadia, a coragem; o azul estimula o conhecimento, a cognição; o branco estimula a paz, a prosperidade; o preto ajuda na neutralidade, em você ser mais justo nas suas decisões; o amarelo estimula a alegria; o rosa estimula o amor mais fraternal; o vermelho estimula a paixão. Então, dependendo do que você quer ter mais naquele dia ou naquela semana, é interessante estimular mais aquela cor. Os tons mais pastéis puxam mais pra neutralidade. Se você quer mais paixão na sua vida, é interessante usar as cores e não as cores quentes. As cores frias são mais racionais e as cores quentes são mais emocionais. Eu sugiro que você tenha todas as cores no seu guarda-roupa, porque a gente precisa de todas as emoções para a nossa energia interna. E quanto mais você mescla essas cores, mais você traz diferentes emoções pra sua vida.

Você indica algum Ritual de Ano Novo?

Eu tenho um que é um dos exercícios dos meus alunos do curso “A gratidão transforma” que é o pote da gratidão. Você escolhe um pote bem bonito, porque ele vai ficar na sua sala, até como um enfeite, eu goste de potes transparentes, de vidro, com tampa prateada, dourada, ou como combinar com a sua casa e, ao longo do ano você pega bilhetinhos post its, que podem ser coloridos ou brancos, e você vai anotando as coisas boas que aconteceram durante o ano. Não precisa ser todos os dias, mas a cada dois ou três dias você vai lá e anota um bilhetinho e coloca no teu pote da gratidão. Quando chega no dia 31 você a sua família abrem esse pote e vão lendo todas as coisas boas que aconteceram durante o ano. Vai funcionar como uma retrospectiva do ano. Normalmente, eu coloco fogo nesses papeizinhos pra energia transmutar, subir para o céu, pra perto de Deus, e o pote fica livre pra recomeçar o ano com as coisas boas do ano seguinte.  Então, meu último dia do ano é de retrospectiva da gratidão. Isso faz com que o ano feche com chave de ouro e prepare a energia para um novo ano que vai se iniciar da maneira correta utilizando o pote da gratidão.

Como romper situações pessoais e profissionais que estão bloqueando o processo evolutivo?

Tudo começa com os pensamentos. Os pensamentos geram os teus sentimentos. Dependendo do tipo de pensamentos que você está alimentando, é assim que você vai se sentir. Os teus sentimentos provocam as ações. Se você está pensando em coisas ruins, no fracasso, por exemplo, que as coisas vão dar errado, você vai gerar um sentimento de medo, e isso vai fazer você ter ações covardes. Pensamentos geram sentimentos, que geram ações. Ações repetidas muitas vezes viram hábitos. O ser humano é um ser de hábitos. E aí ele vai se acostumar a ser uma pessoa medrosa, vai ter o hábito de ser medroso. Por sua vez, hábitos definem o caráter de alguém, definem quem a pessoa é, e o caráter define o seu destino, a sua vida. Então, se a sua vida não está indo bem, significa que você tem que começar mudando os pensamentos, e se tem situações pessoais e profissionais que estão bloqueando o processo evolutivo,  é preciso começar a pensar diferente sobre essas situações. Programar seus pensamentos de maneira diferente, dizer frases que o induzam a sentir e agir de maneira diferente, pois isso vai mudar absolutamente tudo na sua vida.

Existem problemas impossíveis de serem resolvidos?

Você já deve ter ouvido da sua avó que o único problema que não tem solução é a morte, é a única coisa que não temos como evitar. A ciência não descobriu uma maneira, por enquanto, quem sabe descubra no futuro, de a gente evitar a morte. Seja lá como for, mesmo a morte só vai ser um problema se você encarar como um problema . Se você encarar como uma passagem, uma transmutação, um início da vida em um novo plano, seja lá como você quiser tratar desse assunto, ela deixa de ser um problema também. Não, não existem problemas impossíveis de serem resolvidos, existe a forma como você ressignifica os problemas e começa a encará-los como oportunidade de aprendizagem.

O que as pessoas devem fazer para superar seus medos e outros problemas emocionais?

A metodologia da gratidão aplicada da maneira certa consegue resolver várias dessas questões exatamente porque ela trabalha no campo dos pensamentos e das emoções, ressignificando-os. Dessa forma, você consegue se livrar do lixo tóxico que está dentro de você e seguir adiante com a mente e o coração livres.

De que forma a falta de clareza mental para a resolução de problemas pode afetar outras áreas da vida?

Com certeza, como tudo começa nos pensamentos, se você está com os pensamentos truncados , se você tem sabotadores e crenças limitantes te paralisando, evidentemente você  terá problemas em todas as áreas da vida, pois nós somos seres holísticos. Da mesma maneira, por exemplo, em meu curso “A gratidão transforma a sua vida  financeira” atua sobre a área financeira, mas acaba se resolvendo problemas em todas as outras áreas: na autoestima, nos relacionamentos, pois nós somos interligados. Todas as áreas da nossa vida estão interligadas.  Quando você resolve um lado, você acaba resolvendo o outro também.

Qual é a melhor forma de se libertar de crenças limitantes?

Eu tenho um treinamento chamado “Pensamento blindado”, que é um livro e um curso online onde são ensinados durante 35 dias, cada dia com uma sequência de frases diferentes, a ir reprogramando as diferentes áreas da vida. Com isso, você vai substituindo as crenças limitantes por crenças empoderadoras. O que a gente não se dá conta é que a gente repete crenças limitantes ao longo do dia, várias vezes e, pra neutralizar essas frases que você fica repetindo pra você mesmo, ainda que só em pensamento, você precisa ter frases empoderadoras, espaço vazio não é o culpado. Então não adianta só evitar falar as frases negativas, você tem que falar as positivas no lugar, porque senão novas frases negativas vão ocupar o espaço que você esvaziou.

De que forma é possível controlar a ansiedade e viver no momento presente para ter mais qualidade de vida?

O segredo é praticar a gratidão, pois a gratidão acontece no aqui e agora, no momento presente, enquanto a ansiedade está ligada ao excesso de futuro, a atenção está no lá e então, e não no aqui e agora. Assim como a depressão é excesso de passado, você está preso em algo que já aconteceu. Quando você pratica a gratidão pelas coisas que estão acontecendo à sua volta naquele momento, você está com a energia voltada para o presente e aí não tem espaço, nem para a ansiedade e nem pra depressão. A nossa mente não consegue se ocupar de duas emoções diferentes ao mesmo tempo. Se você está praticando a gratidão, você está estimulando o núcleo accumbens, que é a área do cérebro relacionada ao prazer, que está gerando dopamina e ocitocina. Portanto, você está gerando alegria e amor. E, nesse momento, enquanto você está gerando alegria e amor, a sua mente não consegue se ocupar da raiva, do medo, da ansiedade, porque ela não se preocupa com duas emoções ao mesmo tempo. Quanto mais você preencher o seu cérebro com gratidão, menos espaço vai sobrar pra emoções que possam te prejudicar.

Como despertar o sentimento de merecimento das bênçãos do Universo?

Quando você começa a ser grato pelas coisas que acontecem à sua volta, é importante também praticar a auto gratidão. O que é isso? Agradecer a você mesmo pelas coisas legais que você fez na sua vida: “Eu me agradeço porque eu hoje me comprometi e fiz a minha caminhada diária”, “Eu me agradeço porque hoje eu me alimentei corretamente”, Eu me agradeço porque eu arrumei o meu guarda-roupa e essa organização externa me ajudou a dar um senso de organização interna”. Quando você começa a se auto agradecer, você vê que você é uma pessoa especial, você reforça a sua autoestima, e aí, se você se ama, você se sente merecedor (a) das bênçãos do Universo, você se abre pra recebê-las e isso é fundamental porque quem não se sente merecedor, por mais que Deus queira te entregar uma bênção,  e nosso Deus é apaixoTUDO por nós, ele adora dar presentes, ele não consegue entregar, porque ele é o Deus do livre arbítrio, ele te dá liberdade de escolha, e se você não se abre pra receber, ele não consegue te entregar a bênção.

Quais frases poderosas você indica para ter prosperidade e abundância em 2022 e qual é a melhor forma para repeti-las?

Eu tenho um mantra que eu acho muito legal de utilizar: “A riqueza vem pra mim de forma fácil, o esforço é mínimo e o resultado é máximo”. Essa frase é bem legal para nos abrir pra receber as bênçãos do Universo.

De que forma a repetição de frases de impacto pode transformar a vida para melhor?

Nós não nos damos conta, mas repetimos frases erradas o dia inteiro. “Eu não vou conseguir”, “Não vai dar certo”, “Não tem jeito”, “Não adianta que pra mim as coisas não decolam”, “As dívidas vêm fácil e o dinheiro é complicado”, “A minha saúde não é boa”, e assim por diante. Nós repetimos durante anos, ou em pensamentos ou em palavras, profetizando negativamente pra nós mesmos e na frente dos outros, frases erradas.  Então você programa a sua mente o tempo todo, mesmo sem perceber. Você programa através das frases que você diz e pensa pra você mesma, que você diz para os outros, e que você ouve dos teus pais, da tua mãe, dos teus amigos, da TV e em todos os caminhos possíveis. O que precisamos fazer é neutralizar tudo isso, através de frases certas, construindo frases positivas que digam as coisas que você quer atrair e conquistar na sua vida. Ao dizer essas frases repetidamente várias vezes por dia, durante vários dias seguidos, eu sugiro por pelo menos 35 dias seguidos, você começa a reprogramar a sua mente da maneira certa. É o que eu faço no meu curso online “Pensamento blindado”, onde eu tenho sequência de frases para várias áreas da vida: profissional, familiar, autoestima, saúde física, equilíbrio emocional, vida financeira, exatamente pra neutralizar o lixo tóxico que existe no nosso subconsciente e que tem que ser limpo ou senão a nossa vida não decola.


Por Gabriela Morateli dos Santos

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!