00:00
21° | Nublado

Votação da revisão foi realizada na tarde de hoje
Com liminar cassada, vereadores aprovaram a nova revisão

Cassada liminar, vereadores aprovaram a revisão do Plano Diretor, em segunda votação, pelo placar de 19 a 4.

Publicado em 24/04/2023

Os vereadores da Câmara Municipal de Florianópolis aprovaram em segundo turno, por 19 votos favoráveis e 4 contrários, o projeto de lei complementar n° 1911/2022 que trata da Revisão do Plano Diretor da capital.
A matéria, que  é de  autoria do executivo,   tem como objetivo redefinir instruções e finalidades para a expansão urbana e o desenvolvimento adequado de Florianópolis.

O presidente da Câmara, vereador João Cobalchini, pontuou que a discussão sobre a cidade não se encerra automaticamente após a aprovação, mas sim que deve continuar e cada vez mais trabalhando para ver se algo pode ser aprimorado.

“Creio que não é uma vitória da Câmara Municipal de Florianópolis, mas sim do Executivo, pois tem um papel fundamental na aprovação deste projeto, que não vai mudar nosso município da noite para o dia, mas é muito melhor e mais atualizado que o anterior. Parabéns ao prefeito Topázio e a prefeitura, aos técnicos e ao conselho da cidade e parabéns a cidade. Temos que continuar acompanhando e trabalhando em cima disso, dos indicadores, não com achismo e ideologia partidária. Continuamos vendo se algo ainda pode ser melhorado, o que pode ser revisado, ser formatado, enfim, uma discussão que continua. A aprovação do plano não encerra a discussão da cidade, pelo contrário, continua sendo discutida, pois está viva e todo dia muda. É importante que continuemos nos reunindo para vermos se deu certo ou não na sociedade”, destacou.

Para o vereador e líder do governo, Renato da Farmácia (PSDB), a aprovação de hoje foi uma grande vitória para a cidade, e ainda destacou a importância de termos uma Floripa mais preparada para o futuro.

”A expectativa da prefeitura vem de acordo para tirar a cidade da clandestinidade. Dessa forma poderemos edificar, preservar uma área muito maior na cidade, tanto ilha quanto continente, fazendo com que a cidade seja mais humana e mais sustentável, então, se fossemos falar das vantagens do novo Plano, passaríamos uma tarde inteira aqui. Mais do que nunca foi de suma importância que esse projeto fosse aprovado hoje. A cidade que teve essa vitória, os vereadores que representam a cidade e principalmente a questão da visualização de daqui a pouco teremos 600 mil habitantes e de que a cidade precisa estar preparada para isso, não se admite mais hoje uma cidade que não esteja preparada para o futuro em termos modernos como comércio, trabalho, serviço”, finalizou.


Dentre uma das  novidades  da nova versão aprovada do Plano Diretor de Florianópolis está a criação de chamadas AUES (Áreas de Urbanização Especial) entre o norte e sul da ilha visando concentrar a população e criar novas centralidades em Florianópolis aliadas à preservação ambiental.

Da redação