00:00
21° | Nublado

Voo na madrugada | Voto envergonhado | E mais!

(Foto: Reprodução/Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 30/09/2022

“Voo da madrugada”

   Nas recomendações expedidas pelo procurador regional eleitoral em SC, André Stefani Bertuol, aos promotores eleitorais, para garantir o cumprimento da legislação quanto à propaganda irregular, destaca-se uma: que eles verifiquem e coíbam o “voo da madrugada”, prática que consiste no derrame de material de propaganda, como panfletos, santinhos e adesivos, no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizada na véspera da eleição.

 

Papai Noel

   Saber que em pleno século 21 tais fatos ainda acontecem, e impunemente, é desalentador. A Promotoria de Justiça de Correia Pinto, na região serrana, recomendou a revogação de lei municipal que permite compra de cestas natalinas para funcionários públicos. O espantoso é que a lei existe desde 2011, permitindo à prefeitura usar  recursos públicos para presentear servidores vinculados ao Poder Executivo no final do ano.

 

Democracia corintiana

   A UFSC promove sexta-feira, às 19h30, um encontro aberto ao público com o tema “A democracia corintiana”, com a participação virtual do polêmico jornalista Juca Kfouri. O movimento notabilizou-se no início da década de 1980, que lutou pelo fim da ditadura militar no Brasil. Sócrates, Wladimir, Casagrande e o catarinense Zenon  foram alguns dos craques daquele tempo que participaram da campanha pela volta do direito ao voto para presidente, o que não acontecia desde 1960.

 

Desprezo pela vida

   Nos 20 primeiros dias de setembro, 1.540 brasileiros perderam a vida em decorrência da covid-19, mostram os dados do consórcio dos veículos de imprensa. Detalhe: nove em cada 10 pessoas que morreram entre março e setembro pelo vírus não tinham tomado, neste ano, a terceira dose de alguma das vacinas disponíveis. Em SC houve 30 registros neste mês. Metade deles tinha idade acima de 80 anos e 87% do total não haviam realizado o esquema vacinal completo.

 

Cabo de guerra

   Pareceu um cabo de guerra a disputa, sexta-feira passada, vencida temporariamente pela Procuradoria Geral do Estado e Fundação Catarinense de Cultura, contra o Ministério Público estadual, suspendendo a interdição do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul. Laudo do Corpo de Bombeiros – e quem haveria de melhor atestar, pergunta-se ao MP-SC - indicou que a estrutura não oferece risco, além de possuir instalações elétricas em boas condições.

 

Voto envergonhado

   Fala-se muito, no momento, no chamado “voto envergonhado", assim qualificado quando o eleitor não quer dizer em quem vai votar por sentir medo ou constrangimento, geralmente quando ele é minoria em um grupo em que está inserido. Estão nessa situação algumas dezenas de milhões de eleitores. Por isso que os dados das pesquisas não devem ser considerados tão conclusivos.

 

Produtividade baixa

    Dos 448 deputados federais candidatos à reeleição, 28 apresentaram uma média de um projeto de lei ou menos por ano na atual legislatura. Quatro não encaminharam projeto algum. Felizmente, nenhum de SC.

 

Estreantes

     Até o dia 16 passado, das 597 candidaturas aptas à deputado (a) estadual em SC, 420 eram de mulheres e homens que nunca tiveram um mandato para o Legislativo ou o Executivo, nas três esferas de governo, o que equivale a 70,3% do total de candidatos. Um recorte de pesquisa da Assembleia Legislativa revela que dos 597 concorrentes a deputado estadual, 108 se declararam empresários.


Homenagem a Cruz e Sousa: Espaço dedicado à literatura de SC será inaugurado na Capital


Está caro voar

   Amigo da coluna quis programar uma viagem de férias, entre o Natal e março de 2023 e decidiu mudar de planos. Foi cotar uma viagem aérea de Florianópolis para São Paulo (ida e volta) e o menor preço foi de R$ 2.660. Mas tinha por até R$ 5.500. O que fez? Comprou passagem para Portugal, pela TAP. Na classe econômica, mas mais em conta.

Feira de Cascaes: um reencontro com a Praça XV
 

Pontos de parada

   A Vigilância Sanitária está relaxando ou fingindo que não é de sua alçada inspecionar os principais pontos de parada e descanso para motoristas profissionais do transporte de cargas e de passageiros ao longo das rodovias federais e estaduais em SC. Em boa parte seriam passíveis de interdição. Inacreditável o que se vê, principalmente nas instalações sanitárias.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?