00:00
21° | Nublado

Uso do Canabidiol ganha destaque na Alesc. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 27/09/2023

Canabidiol

    Não poderia ser mais ecumênico o lançamento, segunda-feira, na Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar de Estudos Técnicos, Científicos e Associativos sobre Cannabis Medicinal. Contou com a participação de representante do Ministério Público, deputados, associações canábicas, familiares e usuários do canabidiol. Causou certa comoção a participação do deputado estadual de São Paulo, o ex-senador Eduardo Suplicy (PT). Diagnosticado com doença de Parkinson, ele tem utilizado o canabidiol no tratamento. Outra participação, com palestra, foi do cirurgião oncológico Leandro Ramires, de São Paulo, que desde 2014 o prescreve para fins medicinais e produz a planta para seu filho Benício, de 15 anos, que tem a síndrome de Drevet.

 

Afinidades

    No mundo político de Florianópolis e região a percepção é mais que clara: o governador Jorginho Mello e o prefeito da Capital, Topázio Neto, estão afinadíssimos. Evidentemente que ambos de olho na eleição municipal de 2024. Topázio, com popularidade crescente, é candidato à reeleição.

 

Desenrola

  Uma expressiva parcela de 72% de catarinenses, gaúchos e paranaenses afirma, em levantamento da Febraban divulgado ontem,  ter tomado conhecimento do programa Desenrola Brasil, para negociar dívidas, mas 60% espera terminar o ano mais endividada ou na mesma situação em que estava em 2022. Apesar do pessimismo, segue a vontade de sair do vermelho e 66% deles pretendem ou já aderiram ao programa. Em todo país, o percentual é de 73%.

 

Foragidos

    O deputado estadual Nilso Berlanda (PL) está sugerindo à Secretaria de Estado da Segurança Pública a criação do Cadastro Estadual de Foragidos. Conforme o Conselho Nacional de Justiça, seriam 575 aqui. Sem ele, fica prejudicada a cooperação com outros Estados, que já o tem, para otimizar a captura.

 

Merecimento

   Durante o lançamento da nova marca de turismo de SC, segunda-feira, o parque Beto Carrero World foi homenageado por sua influência no turismo catarinense. Absolutamente justo. Quinto maior do mundo, por ele passam, em média, por ano, 2,3 milhões de pessoas. Foi o segundo mais visitado na América Latina em 2022.

 

Vigarismo

   Em menos de dois meses após sua criação, a Delegacia de Combate ao Estelionato de Florianópolis tem números eloquentes para exibir: registrou 2.700 boletins de ocorrência e um prejuízo de cerca de R$  20 milhões às vítimas dos vigaristas, cujo modus operandi mudou. Os golpes de forma presencial, ou com papel, migraram do meio físico para o virtual.

 

Dano imprescritível

   Ao julgar uma ação originária de SC e com repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal reafirmou esta semana, por unanimidade, o entendimento de que danos ao meio ambiente são imprescritíveis. O caso envolveu duas empresas condenadas a recuperar áreas degradadas em decorrência da lavra ilegal de areia nas margens do rio Itajaí-açu. Alegavam que os fatos haviam ocorrido havia mais de cinco anos e que, portanto, estariam desobrigadas. A tese de repercussão geral fixada foi a seguinte: “É imprescritível a pretensão de ressarcimento ao erário decorrente da exploração irregular do patrimônio mineral da União, porquanto indissociável do dano ambiental causado”.

 

Maioria masculina

   Sobre o relatório “Justiça em Números 2023”, elaborado pelo Conselho Nacional da Justiça, que desde semana passada analisa proposta para aumentar a participação feminina na segunda instância do Judiciário:  o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é o que tem maior presença feminina, com 48%, entre juízas do primeiro grau e desembargadoras, contra a média nacional de 38%. A do TJ-SC é de 34%.

 

Manifestações

  Uma pesquisa da cientista política Lilian Sendretti, do esquerdista Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), contabilizou 1.666 manifestações de extrema-direita no Brasil entre novembro de 2022 e o dia 8 de janeiro deste ano. Em SC foram 125, que no período ficou em quinto lugar no ranking, liderado por São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso.

 

Ruídos

  Saiu no Diário Oficial do Estado a lista de pessoas que irão acompanhar o governador Jorginho Mello aos Emirados Árabes, de 21 a 29 de outubro. Desde então intensos  ruídos ecoam em diversos setores do governo e em Tubarão, pelo fato de o deputado estadual licenciado e secretário da Casa Civil, Estêner Sorato Junior, não estar relacionado.

 

Fraudômetro

   O Indicador de Tentativas de Fraude,  da Serasa Experian, revelou que SC, Rio Grande do Sul e Paraná registraram 145.557 ocorrências em julho. Em SC foram 38.412. O setor de bancos e cartões tornou-se o preferencial dos criminosos, pois 5 em cada 10 tentativas foram direcionadas ao segmento (51,5%), resultando em uma ocorrência a cada 6,6 segundos.

 

Atrativo

  Enquanto em Florianópolis o ambientalismo-caviar, instalado, literalmente, em castelos de vidro, cria todo tipo de obstáculo para se construir uma nova e necessária ponte, como da turística Lagoa da Conceição, Balneário Camboriú consolida-se como um dos maiores destinos de lazer do país com a inauguração, no último final de semana, do espetacular Parque dos Dinossauros, investimento do Grupo Oceanic.

 

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?