00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC

Manoella Martinazzo, Cleusa Scheer e Débora Salvadori na 3ª edição do Fashion Friends, evento que reuniu moda, beleza, gastronomia, decor, drinks, música e muito network no rooftop do Faial (Foto: Darline e Angelo Fotografia)

Publicado em 24/10/2022

História de amor

   Os advogados Dejair Jorge Camargo Pereira e Odila Diotallevy reataram o romance 44 anos depois do primeiro relacionamento. “Nosso reencontro aconteceu no Pátio Milano, olhos nos olhos... Foi fascinante, um momento lindo, extraordinário. Estamos muito felizes!”, celebra a advogada.

 

Escolhas equivocadas

   O escritor e professor catarinense Deonísio da Silva, nascido em Siderópolis há 74 anos, foi notícia nos últimos dias com a revelação de que a Academia Internacional de Escritores Brasileiros havia indicado seu nome para o Nobel de Literatura 2022, vencido pela francesa Annie Ernaux. O autor sentiu-se honrado, mas, em entrevista ao repórter Pedro Costa, da Revista Oeste, ele critica recentes premiações, principalmente a concedida a Bob Dylan em 2016. “Foi um equívoco. Sou ouvinte de suas canções, mas evidentemente literatura é outra coisa, e nenhum escritor disputaria um prêmio equivalente de música. Cada macaco no seu galho”, declarou. Segundo o autor catarinense, a Academia Brasileira de Letras também tem feito escolhas equivocadas. “Parece um hospício, como já disseram: alguns do que lá estão, não são. E muitos dos que são, não estão. Poucos autores referenciais estão lá”.

 

Última semana

  Anote na agenda: o próximo domingo, além das eleições, será o último dia da CASACOR SC. O evento atraiu desde 18 de setembro muitos visitantes ao prédio histórico da Escola Silveira de Souza, na Rua Alves de Brito. A edificação, toda revitalizada para a mostra, será ocupada por um centro cultural sob comando da Fundação Franklin Cascaes. O projeto, que será apresentado oficialmente no início de 2023, incluirá atrativos extras como um café e restaurantes.

 

Tudo grátis

  Uma programação especial está sendo preparada para comemorar nas próxima semanas os 40 anos das oficinas de arte da Fundação Catarinense de Cultura. Elas começaram no prédio da Alfândega e depois foram sendo concentradas no CIC. Atualmente, as oficinas, todas gratuitas, reúnem alunos dos mais variados perfis. Entre as professoras, está Patrícia Amante, que ministra oficinas às segundas, terças e quintas. Além das aulas teóricas e práticas, ela com frequência leva os participantes ao MASC. Semana passada, por exemplo, os grupos das oficinas “Teoria das Cores” e “Processo Criativo” visitaram a exposição que celebra o centenário do pintor Meyer Filho. Em tempo: essas podem ser as últimas oficinas pilotadas por Patrícia porque ela planeja se aposentar. “Já contribuí bastante”, afirma.



A empresária Daniana Zanette, criadora do J’amei Bazar, está garimpando novidades nos brechós da Europa para trazer à Ilha. Envolvida com o mercado de luxo e a chamada moda second hand, ela comandará a 11ª edição do evento entre os próximos dias 4 e 6, no Majestic, com parte da renda destinada à Casa Lar Semente Viva, que abriga crianças afastadas judicialmente de suas famílias. O bazar comercializará cerca de 9 mil peças de marcas nacionais e estrangeiras (Foto: Darline Santos)

 

Público-alvo

   A Biblioteca Pública de Santa Catarina está abrindo na tarde desta segunda-feira, no piso inferior ao térreo, um novo espaço para crianças e adolescentes, três vezes maior que o antigo. Tem amplo acervo de gibis e livros, brinquedos, jogos e muito conforto e estrutura para oficinas, contação de histórias e conversas com escritores.

 

Sem medo

    Com um extenso currículo como repórter, apresentadora e editora em emissoras de TV em Florianópolis e Brasília, e também professora universitária entre 2012 e 2015, Soninha Campos é a mais nova jornalista a entrar com força no mercado de cursos individuais online e presenciais, e palestras em empresas sobre comunicação. O foco atual é ensinar a superar o medo de falar em público e gravar vídeos. Segundo ela, as duas atividades não são mais uma escolha, “e sim uma habilidade essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional”.

 

Mais alto

  Com previsão de entrega para 2025, o MHaus, em Biguaçu, terá 92 metros de altura, com rooftop no 25º andar. Se fosse inaugurado hoje, ocuparia a posição de prédio mais alto da Grande Florianópolis, superando o Majestic. O arranha-céu é destaque num vídeo publicado pela construtora MTF no YouTube mostrando a força da economia da cidade, uma das que mais crescem em Santa Catarina.

 

Balanço positivo

   Independente do resultado das urnas, o ex-prefeito de Blumenau Décio Lima sai maior da campanha eleitoral. Está sendo considerado por observadores da cena política como o melhor - e mais competitivo - candidato que o PT já lançou a governador de SC.

 


A promoter Christiane Lopes recebeu no Jazzinn Gastrobar a joalheira Ruth Grieco para um evento com o tema “A arte e a Joalheria". O bate-papo lotou a casa (Foto: Sérgio Manara)

 

In loco

   O secretário municipal de Segurança Pública, comandante Araújo Gomes, fiscalizou pessoalmente na madrugada de domingo a região das ruas João Pinto, Victor Meirelles e Tiradentes para, como justificou numa rede social, buscar caminhos que levem à redução do tensionamento entre moradores, frequentadores e empreendedores. Os bares abertos nos últimos tempos vêm gerando valiosos empregos, mas, além das reclamações dos moradores por causa do barulho, há denúncias de venda de bebidas a menores. O MP-SC, com o promotor Daniel Paladino à frente, está acompanhando e apoiando a busca de soluções.          

 

Linha de frente

   Mudanças à vista no comando do Lira Tênis Clube, também conhecido como “Clube da Colina”. No próximo dia 1º, assume o novo presidente, Carlos Eduardo Ferrari Cardoso, sucedendo Antônio Baumgarten Baião. O vice passa a ser Moacir Zanellato. O mandato vai até 2024.

 

Espaços culturais

  O cineasta Zeca Pires está retomando o projeto “A Cor de Nossa Tela”, exibido pela TV UFSC, com uma mudança no enfoque. A ênfase dada, até então, para as trajetórias e nomes consagrados do cenário de arte de Santa Catarina se desloca para um outro eixo do circuito: os espaços culturais. Há poucos dias, Zeca esteve com sua equipe no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, inaugurado em julho em Coqueiros. No radar do cineasta já estão também o Centro Cultural Veras, em funcionamento no Córrego Grande desde agosto, e a Helena Fretta Galeria de Arte.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?