00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 30/01

Sinônimo de festa e luxo na Ilha, Jamil Nicolau fez aniversário e comemorou a data como ele gosta, cercado de amigas VIPs como Dada Pedrosa e Liana Olinger no Folha Beach Club, em Jurerê In_ (Foto: Darline & Angelo Fotografia) **Clique para ampliar

Publicado em 30/01/2023

Estátua revelada

    Será nesta quarta-feira (01), a partir das 15h, a inauguração do monumento na Catedral Metropolitana em homenagem a São João Paulo II, que, quando Papa, em 1991, visitou Florianópolis. A cerimônia começará com uma novena ao som do organista André Carpes e seguirá na escadaria com a presença de lideranças religiosas e convidados. A obra, que ainda hoje continua inteiramente coberta, despertou curiosidade no Centro da Capital nas últimas semanas. Desde 2014, o antigo Largo da Catedral é oficialmente chamado de Largo São João Paulo II.

 

Compensação ambiental

   Para que pudesse começar a construir o condomínio de luxo “Varanda Assis Chateaubriand” junto à cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, a CFL conseguiu as devidas autorizações do Iphan e Floram, entre outras instituições. Houve um cuidado especial das autoridades com a vegetação que havia no terreno. Uma “figueira-da-folha-branca” e outras cinco árvores nativas estão sendo transplantadas. Foram retirados 26 “indivíduos arbóreos exóticos”, quatro deles considerados “invasores”. Como compensação ambiental, a construtora se comprometeu com duas medidas: a destinação de recursos para a “restauração” da Figueira da Praça XV e o plantio de mais de 120 mudas nativas da Mata Atlântica. A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2024.

 

O adeus à matriarca

     A semana começa com as despedidas à dona Vilza Lohn, fundadora ao lado do marido, Vidal Procópio Lohn, da rede de supermercados Imperatriz. Ela faleceu ontem (29), aos 92 anos. O velório começou pela manhã no Centro de Tradições Gaúchas Boca da Serra. A missa de corpo presente será às 16h, na Igreja Matriz, seguida pelo sepultamento no Cemitério Municipal de Santo Amaro da Imperatriz. Além da dedicação incansável aos familiares e à empresa, “Vó Vilza” era conhecida por suas habilidades culinárias. Em 2010, ao completar 80 anos, a família a homenageou com o livro “A Comida Mais Gostosa do Mundo”, trazendo sua história de vida, algumas “tiradas” e 35 de suas inesquecíveis receitas. A obra, que teve uma edição revisada lançada em 2017, foi distribuída a amigos e clientes. Este colunista assinou a coordenação editorial, a produção e os textos, e Rodrigo Ormond, as fotos. Luciane Daux atuou como chef-consultora na preparação dos pratos. Entre as “tiradas” de Vó Vilza, uma se destaca: “Se dar comida para outros fizesse pobre, eu não teria nada na vida”, afirmou, reforçando uma das características mais nobres da sua personalidade: a generosidade.

 

Enfim, empossados

    A quarta-feira será agitada para o mundo político em Florianópolis com a posse dos deputados estaduais eleitos em outubro. A cerimônia começa às 9h. Quem quiser poderá assistir ao vivo pela TVAL (canal 16 da NET/Claro). Dos 40 parlamentares, 24 foram reeleitos e 16 assumem o mandato pela primeira vez.

 

Nó na garganta

    A cantora Janara está de volta aos palcos, superando aos poucos o luto pela morte em julho de 2022 do tecladista Marcelo Figueira, seu parceiro musical e de vida durante quase 30 anos. O primeiro show da retomada da carreira, interrompida em 2020 por causa da pandemia e depois pela doença de Marcelo, aconteceu num hotel no Norte da Ilha. Para voltar a se apresentar, agora sozinha, a cantora passou a usar arranjos e vocais que Figueira deixou gravados no estúdio que a dupla tinha em comum. Em algumas músicas, como “Garota Dourada”, o público ouve a voz do antigo parceiro, “e isso sempre me dá um nó na garganta”, confessa a artista, que no momento está fazendo contatos para confirmar os shows que virão pela frente em 2023.

 

Futuro incerto

    Pergunta que não se cala: o que será feito do edifício-garagem de oito andares na Rua Arcipreste Paiva/Trajano onde funcionou o primeiro estacionamento robotizado de Florianópolis? O imóvel está abandonado desde que fechou por falta de movimento, em novembro de 2021, e não há notícia de que haja interessados em reativar o negócio ou reaproveitar o prédio de outro modo. Por enquanto, o certo é que a marquise virou abrigo de pessoas em situação de rua. O terreno é do Governo do Estado, a quem agora cabe cuidar do local.

 

Borbulhante

    O escritor e editor catarinense Deonísio da Silva, que foi indicado ao Nobel de Literatura em 2022, virá do Rio de Janeiro, onde está radicado, especialmente para participar em Florianópolis, no próximo dia 9, na OAB-SC, do lançamento do livro de estreia da advogada Elza Galdino na ficção. “Água com Gás & Outros Contos” (Editora Almedina Brasil), segundo Deonísio, é “deslumbrante” e foi escrito enquanto a autora vencia um câncer. A obra já está à venda em algumas livrarias selecionadas e, graças ao prestígio de Elza, promete atrair uma multidão à noite de autógrafos.

 

15 anos depois...

    A segunda-feira começou com uma boa notícia do prefeito Topázio Neto para os usuários da Rua Deputado Antônio Edu Vieira. A primeira das pistas projetadas para desafogar o trânsito na região foi finalmente liberada ontem à noite, em sentido único, em direção à Eletrosul, marcando uma nova – e animadora – etapa das obras de duplicação, uma novela que se arrasta há pelo menos 15 anos, desde quando Dário Berger era prefeito.      

 

Imagem vitoriosa

   Foi aberta sábado (28) no anexo da Pinacoteca de São Caetano do Sul (SP) a exposição fotográfica do 10º Salão Nacional de Arte Fotográfica do Fotoclube ABCclick. O evento premiou as melhores imagens, e a medalha de ouro ficou com a foto “Arrebentação”, do catarinense Ronaldo de Andrade. O concurso recebeu mais de 600 imagens de fotógrafos de quase 20 estados.

 

No principado

       Em meio à temporada de sucesso em Florianópolis, o ator Marcos Frota viajou para Monte Carlo para representar o seu Mirage Circus no 45º Festival Internacional de Circo de Mônaco, acompanhado do diretor-geral Jefferson Souza, a diretora-executiva Sabrina Robatini, o diretor de marketing Sócrates Fernando e a diretora administrativo/financeira Zaquia Leão. Quem recepcionou a comitiva foi Sir Allan Freire, presidente de honra do festival.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?