00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 25/12

Sandra Gondin, Teresa Stefan, Patrícia Nack, Cláudia Couto, Maria Cristina Daux e a anfitriã Jeanine Gondin Collaço (ao centro, de preto), amigas de longa data, na noite de abertura da mostra “Etérea” no Instituto Collaço Paulo (Foto: Elisa Imperial) **Clique para ampliar

Publicado em 25/12/2023

Nove décadas

    O empresário Walter Koerich celebra 90 anos em janeiro em grande estilo. Vai reunir familiares e amigos próximos para uma festa no condomínio da Ponta de Baixo - e o ponto alto promete ser dois grandes lançamentos: um documentário contando sua vida e um livro reunindo toda a sua trajetória. Este último teve a coordenação da sua filha, Márcia Koerich. Já o documentário tem 30 minutos e é dirigido por Gustavo Zinder, da Contexto Filmes. A apresentação do livro e filme para a imprensa será dia 15. Vale lembrar que recentemente outro empresário da família teve sua história transformada em livro: Antonio Koerich, irmão de Walter. A dupla, carinhosamente chamada de 'os camburões', transformou a história do comércio no estado.


Priscila Jacomel (centro) e os sócios João e Paula Gessele, do setor da construção civil, exibem o certificado Selo Social Itapema 2023, iniciativa com apoio da Prefeitura de Itapema que reconhece projetos que impactaram de forma positiva a comunidade local ao longo do ano (Foto: Instituto Selo Social)



Demolição polêmica

   A coluna procurou o empresário Guilherme da Silva Grillo, do Grupo Hoepcke, para perguntar por que a família decidiu demolir a casa na Avenida Trompowsky projetada nos anos 1940 para os avós maternos, Ruth Hoepcke da Silva e o ex-governador Aderbal Ramos da Silva. O local sediava até recentemente o Centro Cultural Ruth Hoepcke da Silva - seu conteúdo foi transferido para outro endereço. 'Preservamos a casa por conta própria esses anos todos. O IPUF em 2011 e 2017 emitiu dois pareceres nos quais atestou que o imóvel não tinha qualquer valor histórico, no que nós concordamos. Pouco tempo atrás, fomos surpreendidos pelo pedido de tombamento feito pelo mesmo órgão que por duas ocasiões foi enfático em dizer que a casa não tinha valor histórico. Nenhuma família ou empresa tem mais imóveis tombados na cidade do que a nossa. São 8 mil metros quadrados tombados e exemplarmente preservados. Nunca questionamos nenhum desses tombamentos pretéritos, ao contrário, os imóveis são meticulosamente mantidos. Agora, querem tombar a casa só porque foi residência de um ex-governador? Ademais, o caso passou pela COTESPHAN (Comissão Técnica do Serviço do Patrimônio Histórico , Artístico e Natural do Município), que nos deu ganho de causa por sete votos contra um, em votação aberta e nominal'. Sobre a hipótese de haver algum projeto imobiliário atrelado à derrubada, Grillo responde: 'Por enquanto, nada ainda'.
 

Autorizadas

    Chico Buarque já autorizou a utilização de músicas de sua autoria na gravação do DVD do espetáculo 'Será Que é de Éter?' para veiculação nas plataformas digitais. Entre as canções autorizadas, 'Valsinha', 'Samba do Grande Amor', 'Cotidiano' e 'Olê Olá'. A produção é uma parceria da cantora e compositora Cláudia Passos com a Lápis de Seda Cia. de Dança Inclusiva. As gravações vão acontecer através das produtoras Cinetrip e Plural Filmes, de Florianópolis. No momento, estão sendo captados recursos. 
 


Novo teatro

   O Norte da Ilha ganhou um novo e moderno equipamento cultural. Abriu na última quarta (20) o Teatro Fernando Marcondes, no Costão do Santinho Resort, com capacidade para 535 pessoas. As poltronas foram distribuídas no formato auditório. O investimento chegou a R$ 1,5 milhão.
 

Microfone 

     O salão de festas do condomínio onde mora o deputado estadual Mário Motta, no Córrego Grande, foi o cenário da confraternização que a equipe do seu gabinete na Alesc realizou sexta (22). Dois fãs declarados do parlamentar que são do mundo da música apareceram para cantar: o vocalista do Dazaranha, Moriel, e Dudu Fileti, participante do The Voice em 2014.

 


Monique Falcão, Raquel Araujo e Amanda de Araujo Elias em evento solidário no Continente no início da tarde de hoje (25) - Foto: acervo pessoal


Trenó

   O artista plástico Fabiano Amin manteve sua tradição. Veio de Washington para passar o Natal e a virada de ano com a família e os amigos em Florianópolis, e retorna para os EUA já nos primeiros dias de janeiro.


 

Despedidas

    A ex-primeira-dama de Florianópolis Jane Costa Bulcão Vianna, que morreu sexta (22), deixou um legado de solidariedade. 'Era mulher de arregaçar as mangas e fazer o bem', descreveu a presidente da Academia Catarinense de Letras, Lélia Pereira Nunes, numa rede social. Jane era viúva do ex-prefeito Antônio Henrique Bulcão Vianna, tendo sido primeira-dama entre 1990 e 1992.   

 

Desejo

    O professor e médico ginecologista Ricardo Nascimento, da Clínica Fecondare, especialista em reprodução assistida / fertilização in vitro, teve sua tese de doutorado aprovada dentro do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFSC. O tema chama a atenção pela originalidade: 'Direitos reprodutivos e acesso à reprodução assistida para pessoas transmasculinas no Brasil - políticas públicas, perspectiva médica e transvivências'. No estudo, entre outros, foram entrevistados 10 homens trans. 'Cada vez mais pessoas transmasculinas se apresentam com o desejo de engravidar', revela Nascimento.   
    

 

Em Búzios

    A empresária Paula Pereira Oliveira embarca dia 27 para passar o Réveillon em Búzios. Lá, junto com sua cara-metade Paulo, irá encontrar os irmãos do lado carioca da família. Para quem não sabe, Paula nasceu na capital fluminense e veio para Florianópolis aos 15 anos porque o pai era o comandante da Base Aérea. Aqui, conheceu Paulo, que, após o retorno de Paula ao Rio, foi de carro se declarar.  O amor entre os dois está perto de completar 60 anos!
  

Acelerada

  Além de outras atividades comerciais, a SC-401 está se destacando como sede de importantes concessionárias automotivas. Depois da VW, Toyota e Suzuki, abriu há pouco a Geração Hyundai, convenientemente situada ao lado de um cartório. Em dois dias de funcionamento, já vendeu um hatch HB20 e um SUV Creta. O ponto promete.
    


Código 
    Na Fiesc, a festa de fim de ano foi sexta (22), na sede da entidade. Havia um dress code: cor branca.


Boa notícia

    A cerimonialista e Miss Santa Catarina 1998 Bárbara Erig teve alta hospitalar. 'Já em casa e de férias', anunciou numa rede social. Bárbara passou mais de um mês internada no Baía Sul por causa de um aneurisma. 




Faz bem aos olhos

    O Centro Administrativo do Governo do Estado está de cara nova, com uma fachada onde o bom gosto na escolha dos materiais e cores imperou - algo bem diferente de projetos anteriores que foram um desastre, como o verde e vermelho estilo 'melancia' da gestão LHS.  Está um brinco! 

 


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM
 

 

Perda 

    Comunidade grega de Florianópolis perdeu um dos seus representantes mais ilustres na véspera do Natal.  Faltando apenas dois dias para completar 98 anos, morreu o empresário Miguel Anastácio Kotzias, que durante muito tempo comandou a Casa Kotzias (atual Kotzias Tecidos) ao lado da mulher, Eudoquia.  Entre outros familiares, ele deixa a filha Mô Kotzias, figura muito querida na cidade que ajuda a levar adiante o legado dos  antepassados. A Kotzias Tecidos completa 114 anos de fundação em 2024. 



 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?