00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 21/03

As designers Juliana Alves e Patrícia Nóbrega no sunset de lançamento, em Coqueiros, do OAK Residence, cujo projeto de interiores é assinado pela dupla (Foto: Angelo Santos)** Clique na imagem para ampliar

Publicado em 21/03/2022

Filiação oficializada  

  Mário Motta assina nesta terça-feira ficha no PSD para concorrer à Assembleia Legislativa em outubro. A cerimônia será no gabinete do deputado Milton Hobus, que é presidente estadual do partido. São aguardados, entre outros, dois pessedistas que estimularam a decisão de Motta de trocar a TV pela política: o ex-governador Raimundo Colombo e o prefeito de Lages, Antônio Ceron. Com o nome estadualizado, Motta chegou a ser sondado para disputar a deputado federal, mas ele e a família preferiram a opção de permanecer em Florianópolis. “Entendo que, nessa minha primeira eleição, poderei contribuir mais sendo deputado estadual”, enfatiza.

 

Coelhos rendados

    O Largo Benjamin Constant e o Mirante da Ponte Hercílio Luz, no Centro, e a Praça Nossa Senhora de Fátima, no Estreito, estão mais belos com a decoração de Páscoa patrocinada pela WKoerich, empresa que revitalizou e mantém os três espaços públicos. Cada um deles ganhou um coelho produzido por dois artistas de Florianópolis: Alan Cardoso, conhecido pela produção dos bonecos do Berbigão do Boca, e India Brazil, consagrada por personalizar peças com rendas de bilro pintadas à mão. “Foram as maiores peças que já pintei”, revela a artista.



Realismo mágico

     Na noite da véspera do aniversário de Florianópolis e no embalo do centenário de Meyer Filho, o Movimento Baile Místico vai agitar o Museu da Escola Catarinense, na Saldanha Marinho, com uma programação cultural que inclui o lançamento do livro “Lendas da Ilha de Santa Catarina”. Os autores Bebel Orofino e Gelci José Coelho, o Peninha, reuniram na obra um elenco de personagens misteriosos e fantásticos que povoam o imaginário popular ilhéu, entre eles a Conceição e as bruxas da Lagoa, a Joaquina da praia, o lobisomem do Pântano do Sul e as ondinas da Lagoa do Peri. As ilustrações são de Letícia Martins, cuja obra estará presente no evento também com uma exposição individual intitulada “Ínsula: trilhas e traços da magia”. Outro destaque da noite será a abertura da exposição coletiva “Bordados para Meyer Filho”, organizada pela “Linhas do Corpo – Projeto Bordados”.


Livro sobre lendas da Ilha traz personagens mágicos como Ondina (Foto: Divulgação)
 

Proteção para vítimas

   O Ministério Público de Santa Catarina também acompanha com expectativa, na Câmara dos Deputados, a tramitação do projeto que cria o “Estatuto das Vítimas”. Para o presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, promotor de justiça Marcelo Gomes Silva, “o Estatuto é um resgate da dignidade da pessoa que sofre um crime. Ela não pode ser vista apenas como um elemento de prova do processo. Ao contrário, ela é a titular de direitos”. O Estatuto foi defendido há poucos dias em audiência pública na Câmara pela ex-modelo Luiza Brunet, vítima de violência doméstica desde a infância até o episódio mais recente, em 2016, envolvendo seu ex-companheiro, o empresário Lírio Parisotto. Ao buscar reparação na Justiça, Luiza conta que, numa inversão de valores, teve sua denúncia desacreditada, com acusações como “golpista” e “interesseira”. Além de crimes, o Estatuto protegerá também pessoas atingidas por calamidades públicas e catástrofes naturais.
 


Marcelle Zanatta Roman e Tida Zanatta  em noite de lançamento de coleção no Beiramar Shopping (Foto: Angelo Santos)

 

Com a palavra...

    A produtora florianopolitana B7Films pilota nesta terça no CIC o pré-lançamento do documentário “Por que Florianópolis”, com imagens da Ilha e entrevistas com personalidades influentes da cidade. Há depoimentos, entre outros, de Marcelo Gomes, idealizador do complexo Pedra Branca, do empresário Walter Silva Koerich, do surfista Guga Arruda, de André Barros, pai do campeão de skate Pedro Barros, e do padre Vilson Groh.
 

É campeão!

  A família Füchter teve um final de semana em ritmo de comemoração. Matheus Füchter, 11, filho de Andréa e Nelsinho Füchter, foi um dos vencedores da Copa “Craques da Bola”, disputada sábado no complexo esportivo Trevo Futebol Sete, junto ao elevado de Jurerê. O garoto disputou na categoria 11-12 anos pela seleção da escola do Paris Saint-Germain em Florianópolis, que é um sucesso e já conta com mais de 300 alunos, incluindo o outro filho do casal, Maurício, 9. A vitória foi celebrada na casa dos avós paternos, Nelson e Doroteia.      
 

Conto adaptado

  Duas décadas após o lançamento de "Seus Olhos", que teve a venda de 5 mil exemplares revertida para a Associação Catarinense para Integração do Cego, Ana Lavratti volta a beneficiar a entidade com o lançamento do seu novo livro, uma adaptação do conto "O Patinho Feio" para 2022. A obra será o ponto de partida para cinco oficinas culturais de contoterapia, amanhã e dia 29, que explorarão o senso de pertencimento e o respeito às diferenças. As oficinas contarão com recursos inclusivos, como as telas em alto relevo, com as cenas do livro pintadas por Adri Volpi. Além do livro físico, de 12 páginas, o conto já está disponível no formato audiobook no YouTube. A gravação culmina com a música "Preconceito, não aceito", criada para o projeto e interpretada por Rute Gebler. O trabalho é realizado com recursos captados via Lei Aldir Blanc. 
 

Ação no Palácio

   As luzes do Palácio Cruz e Sousa ficarão apagadas no próximo sábado, das 20h30 às 21h30. A ação será em apoio ao evento “Hora do Planeta”, que mobiliza milhões de pessoas ao redor do mundo com o objetivo de conscientizar indivíduos, empresas e poder público sobre os desafios ambientais da atualidade.


Cinquentenário

   Quinta-feira à noite acontecerá mais um evento do ciclo comemorativo de 50 anos do Grupo Armação. O dramaturgo, diretor e ator Antônio Cunha lançará o livro “Estuário de Incompletudes” na Casa do Teatro – Grupo Armação, na Praça XV. 

 

Foco na cultura

   O artista e fotógrafo blumenauense radicado em Florianópolis Cristiano Prim comanda entre os próximos dias 4 e 8, na Escola Câmara Criativa, na Praça Getúlio Vargas, a oficina teórico-prática “Atrás das Lentes - Fotografia para Artes Cênicas – Movimento”. As inscrições abrem hoje e vão até sexta. Prim tem mais de 20 anos de carreira e um olhar afiado que gerou um arsenal de imagens que ajudam a contar uma parte importante da história cultural de Santa Catarina, fotografando com maestria espetáculos de teatro e dança, entre outros.

 

Voluntários na Europa

   Familiares do arquiteto e urbanista paulistano Ricardo Rebello e da filha Paula em Florianópolis, que não são poucos, acompanham com especial atenção as notícias sobre sua viagem à Europa. Eles já tinham tudo programado quando a guerra estourou. Mesmo assim, decidiram embarcar. Primeiro, foram a Varsóvia, na Polônia, e depois rumaram de trem para Budapeste, na Hungria, onde foram surpreendidos logo na estação com um intenso trabalho de recepção de refugiados. Sensibilizados, pai e filha se apresentaram como voluntários já no dia seguinte. Paula foi para o serviço de apoio médico e Ricardo foi para a ala das crianças ensiná-las a fazer aviões de papel, origami e desenhos.


Crianças refugiadas da Ucrânia aprendem com arquiteto a fazer aviões que não soltam bombas (Foto: Acervo pessoal)

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?