00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 21/02

Florianópolis está no circuito das comemorações dos 200 anos de nascimento do naturalista Fritz Müller (Foto: Reprodução / Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 21/02/2022

Bicentenário de Fritz

   Os 200 anos de nascimento do naturalista, botânico e professor de matemática Fritz Müller, dia 31 de março, serão celebrados em Florianópolis com uma programação que prevê, entre outros, dois importantes eventos: um no Palácio Cruz e Sousa e outro no bolsão do trapiche da Avenida Beira-Mar. O primeiro, uma exposição concebida por uma equipe liderada por Marcelo Seixas, artista e administrador do Museu Histórico de SC, que é um órgão da FCC, abordará aspectos da vida e pesquisas de Müller e seus desdobramentos na atualidade. A abertura da exposição está prevista para o mesmo dia do bicentenário. Para compô-la, foram convidados os artistas Luís Bernardes e Yara Guasque, além de acervos de coleções institucionais e particulares. Já na Beira-Mar, o evento “De Repente, Extraordinária”, com abertura agendada para 2 de abril, utilizará uma linguagem contemporânea, com painéis, fotografias, tour ecológico, plantas, sons da natureza e até observações ao microscópio. A curadoria é de Paula Gargioni e a realização, de um grupo comandado pelo ex-deputado e estudioso Marcondes Marchetti e pelo coordenador científico Mario Steindel. Müller era teuto-brasileiro: veio da Alemanha para viver em Santa Catarina, e se naturalizou brasileiro. Entre 1856 e 1867, morou na antiga Desterro, mais exatamente na região da Praia de Fora, na atual Avenida Beira-Mar Norte, onde, entre outras pesquisas, observou crustáceos. O naturalista foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para elucidar a seleção natural e fornecer provas contundentes da “teoria da evolução” do britânico Charles Darwin, de quem se tornou importante colaborador e recebeu 58 cartas, usadas como fontes de inspiração para a exposição na Beira-Mar. Numa das correspondências que enviou ao célebre autor de “A Origem das Espécies”, ele assinalou, referindo-se ao que encontrou por aqui: “Os estudos que fazemos são extraordinariamente atraentes em face da natureza”. 

 

Telão polêmico

  Vem causando intensa polêmica nas redes sociais o telão publicitário de LED instalado recentemente na cobertura de um prédio na Avenida Beira-Mar Continental. Enquanto uns consideram sinal de modernidade, reportando-se à icônica Times Square, em Nova York, outros reclamam que a luz que emana do equipamento é forte demais, interferindo de maneira agressiva na paisagem. Até para tirar fotos na Ponte Hercílio Luz, reclamam, o luminoso tem atrapalhado.

 

Política nas livrarias

  O mercado editorial já está em clima de campanha para a Presidência. O primeiro volume da biografia do pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, escrita pelo mestre – e “camarada” do petista – Fernando Morais, ocupa no momento a sexta posição entre os livros de não ficção mais vendidos do país, segundo a revista Veja. Na semana passada, foi a vez do pré-candidato à Presidência pelo Novo, Luiz Felipe D’Avila, lançar oficialmente o livro “10 Mandamentos - Do país que somos para o Brasil que queremos”.

 

Modernista de SC

   No ano em que se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo, uma iniciativa derruba as fronteiras até então delimitadas como território único e legítimo do período da Arte Moderna nacional. O projeto “Diversos 22: Projetos, Memórias, Conexões”, idealizado pelo SESC São Paulo, traz 600 obras do período Moderno de 200 artistas de variados lugares do Brasil, muitos deles ainda poucos conhecidos e reconhecidos, que vão ocupar a Unidade 24 de Maio na exposição intitulada “Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil”. A mostra abriu no último dia 16 e vai até agosto. Santa Catarina está representada por uma série de cinco desenhos do boi de mamão, de 1951 e 1954, e mais quatro obras com a temática aves e galos, de 1960, assinadas por Meyer Filho.


A atriz Danielle Winits com o designer gráfico Leo Gross na noite de lançamento na academia AFitness, em Florianópolis, de tecnologia inovadora de eletromusculação

 

Quatro estações

  A equipe da arquiteta Mariana Pesca é a responsável pelo projeto de interiores do novo empreendimento da Construtora MTF, o “MVillage Jardim”, que começa a ser construído nos próximos meses pertinho do mar de Palmas, em Governador Celso Ramos. Um dos desafios foi desenvolver espaços de um condomínio de praia que possa ser usado com conforto e comodidade não apenas no verão, mas ao longo de todo o ano.

 

Fachada oculta

  Apesar de representarem um ganho para os alunos, têm gerado muitas opiniões negativas as coberturas das três quadras esportivas erguidas em 2021 quase “coladas” à bela fachada do centenário Colégio Catarinense. Nas redes, fala-se em “deturpação completa” do conjunto arquitetônico, que ficou quase escondido por trás das novas estruturas.

 

Um clique

Quer ficar sempre atualizado com as notícias do Imagem da Ilha? Pois então aqui vai o convite para se cadastrar clicando no botão do "Leitor VIP". Clicou, está feito! Não custa nada e não é necessário fornecer quaisquer dados. Assim, fácil, clicando no botão abaixo você passa a integrar o grupo do portal e recebe no seu celular as principais novidades publicadas diariamente.  

 


 

 

 

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?